terça-feira, 3 de maio de 2011

Ex-morador de rua do Alemão hoje é dono de jornal

Primeiro número teve como leitores o ex-presidente Lula e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral

Por Regina Mamede, Agência Sebrae de Notícias



André Luis Ramos
Rio de Janeiro - Ex-morador de rua, vendedor de drogas aos 12 anos, segurança de traficantes e dois anos de detenção. Apesar deste histórico, André Luís Ramos soube se reinventar. Hoje, ele projeta segurança, confiança e tenacidade. Aos 23 anos, é editor chefe do jornal Plantador Fiel, que tem uma tiragem entre 5 mil e 8 mil exemplares e circula mensalmente no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro.

O interesse pelas palavras foi despertado quando aprendeu a lidar com o computador no Instituto Padre Severino, centro de reclusão estadual para menores infratores onde esteve dos 15 aos 17 anos. Lá, aprendeu a dominar programas como edição de texto, imagem e diagramação e começou a sonhar com um jornal. "Só fiz o ensino fundamental, mas agora estou com sede de aprender português. Vou voltar a estudar porque quero ir longe", avisa.

Para colocar as ideias em prática, participou de um curso de empreendedorismo, promovido pelo Sebrae no Rio de Janeiro. Ele absorveu tão bem as noções práticas que seu plano de negócios ficou em terceiro lugar entre os 35 alunos, mas as consequências desta conquista ainda parecem irreais para ele. Os primeiros leitores foram o então presidente Lula e o governador do Rio, Sérgio Cabral, que estiveram na comunidade recém-pacificada em 21 de dezembro passado, para a inauguração do teleférico que liga o complexo de favelas do Alemão e receberam os empreendedores que se destacaram.

"O jornal ficou pronto em cima da hora. Não tirei o pé da gráfica até receber o material. Só pensava que não poderia perder a oportunidade. Difícil dizer o que senti quando eles leram o que eu tinha escrito e elogiaram o meu trabalho", comemora.

Para viabilizar o empreendimento, André fez parceria com uma lan house para editar o conteúdo e correu atrás dos empresários locais para convencê-los a colocar anúncio. O lucro ainda não veio, mas ele fatura o suficiente para colocar o jornal em circulação.

O empreendimento foi regularizado no começo de dezembro passado, durante o evento Empresa Bacana, parceria entre prefeitura e Sebrae do Rio de Janeiro. Como já tem um negócio de divulgação através de carro de som, a mãe dele, Maria Benvinda Ramos, se registrou como Empreendedor Individual. Além de cozinhar em um bar, ela também faz peças artesanais reciclando antigos números dos jornais. Viúva muito cedo e com oito filhos, ela se orgulha do mais velho e tem esperança de um futuro melhor para todos.

"Ela sempre lutou para que a gente ficasse longe do crime. Eu me envolvi porque queria melhorar a vida da minha família. Mas tudo isso passou. Aprendi a dar valor por tudo o que já sofri no passado. Agora, não paro de ter ideias novas para o jornal. Quero ganhar nome e crescer!".

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.