terça-feira, 15 de novembro de 2011

Cibercriminosos aproveitam estreia de "Amanhecer" para disseminar ataques virtuais

E-mails, buscas na internet e links em redes sociais estão sendo utilizados em meio ao frenesi juvenil para contaminar máquinas de usuários desavisados.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

O próximo filme da série popular "Crepúsculo" promete ser um grande sucesso de bilheteria e os fãs em todo o mundo estão ávidos por quaisquer detalhes que puderem encontrar on-line sobre a "Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1". Criminosos cibernéticos sabem que a curiosidade pode superar a cautela quando se trata de séries como essa.

De acordo com a Symantec, empresa especializada em softwares de segurança, levantamentos básicos indicam que buscas comuns relacionadas ao filme já trazem resultados maliciosos. Ao serem clicados, esses links "contaminados" podem adicionar vírus, programas de registro de digitação (denominados keyloggers, onde os criminosos podem monitorar tudo o que você digita) e outros softwares contaminados automaticamente no seu smartphone, computador ou tablet, que podem causar inúmeros problemas. Inclusive senhas bancárias podem ser roubadas, gerando um grave prejuízo financeiro para o usuário.

As pesquisas comuns que trazem resultados perigosos tendem a ser por fotos, trailers, videoclipes, informações sobre o elenco e detalhes da trama da série. Os principais termos de busca que já constataram resultados infectados incluem:

- "Nude pictures of Taylor Lautner" (Fotos de Taylor Lautner nu)
- "Robert and Kristin kissing" (Robert e Kristin se beijando)
- "Twilight true love" (Crepúsculo - O verdadeiro amor)

A empresa constatou um grande crescimento nesses resultados de busca infectados com o lançamento iminente do filme e espera ainda mais resultados de busca maliciosos, scams e spams relacionados à série Crepúsculo conforme o aumento da curiosidade.

Proteja-se
A Symantec aconselha aos usuários que fiquem longe de conteúdos desconhecidos, sobretudo quando contêm termos como a palavra 'sensacional' – Os criminosos cibernéticos a usam para levar o usuário a clicar nos links contaminados. Não espere que um estranho tenha boas intenções – é melhor excluir os e-mails e ignorar resultados de buscas de pessoas e sites dos quais você nunca ouviu falar. De acordo com a Norton, links postados em redes sociais, mesmo por contatos confiáveis, devem ser avaliados com precisão antes do usuário efetuar o clique.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo