terça-feira, 15 de novembro de 2011

Por que é tão difícil ser aprovado em concurso público?

Conseguir aprovação requer muita dedicação, muito estudo e a superação de desafios.

Por Redação, www.administradores.com.br

A aprovação em um concurso público é a realização para milhares de brasileiros. Exemplo disso é que, só no primeiro bimestre de 2010, o governo federal contratou 7.796 novos servidores, número que ultrapassa o registrado durante todo o ano de 2003 (7.220), segundo boletim estatístico do Ministério do Planejamento.

As ocupações e salários existentes no serviço público variam de acordo com o nível de escolaridade exigido para o desempenho do cargo – para aqueles cuja exigência é nível médio, os salários podem atingir R$ 2 mil; enquanto que para cargos com exigência de nível superior, as remunerações passam dos R$7 mil.

Entretanto, conseguir aprovação requer muita dedicação, muito estudo e a superação de desafios. Segundo a advogada Gisele Friso, nos concursos públicos em carreiras jurídicas de primeira linha (como magistratura, ministério público, defensorias, procuradorias, delegado de polícia, dentre outras), por exemplo, o número excessivo de matérias cobradas nas provas, assim como o nível de conhecimento, são as principais dificuldades para o candidato.

"O nível de exigência está cada vez maior. Há concursos em que sobram vagas, pois o número de candidatos suficientemente preparados para aquele concurso, de acordo com as exigências, foi inferior ao número de vagas. Isso gera a sensação no candidato de ter sido derrotado por ele mesmo. Há pessoas que estudam oito horas por dia durante três anos e estão começando a passar para as segunda e terceira fases desses concursos", avalia a advogada.

Segundo Gisele, esta exigência é justificada pelo fato de que a busca por um emprego ou cargo público no Brasil é grande, pois, hoje, trabalhar para o Estado é atrativo, principalmente pelos altos vencimentos iniciais e pela estabilidade que se tem nessas carreiras. "Com um volume de candidatos muito grande - alguns desses concursos de primeira linha chegam a ter 15.000 para 200 vagas - é natural que o nível de exigência seja maior", explica.

Além disso, os concursos exigem disponibilidade de tempo e de recursos financeiros para a dedicação exclusiva aos estudos, dificultando as chances daqueles que precisam trabalhar ou que não têm a oportunidade financeira de pagar um curso preparatório. "É possível conciliar o emprego aos estudos, porém, muitos acabam desistindo em função do cansaço e até por conta do fator psicológico, já que o processo todo gera muita ansiedade no candidato, pois não há uma data final prevista. Não é como um curso superior, um mestrado ou um doutorado. Estudar para concurso público é um investimento a longo prazo, porém, sem data certa para término", pondera a advogada.

Para Gisele, o ideal é aliar a determinação à organização e à disciplina. A dica da advogada é estabelecer uma sistemática de estudos que se encaixe na rotina do candidato. "Cada um tem seu método. Já vi alunos que estudam em voz alta e gravam para, depois, escutarem no caminho para o trabalho, por exemplo. Ou ainda aqueles que fazem resumos ou simulações de provas", conta.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo