terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pesquisa do LinkedIn revela que a maioria dos profissionais está satisfeita com seu trabalho atual

A pesquisa abordou mais de 12 mil profissionais, em 16 países.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

A rede profissional LinkedIn divulgou, na última quinta-feira (17), os resultados de uma pesquisa sobre os anseios e o nível de satisfação do profissionais nos seus empregos atuais.

A pesquisa abordou mais de 12 mil profissionais, em 16 países, e os resultados revelaram que 63% dos profissionais no mundo inteiro estão "satisfeitos" ou "muito satisfeitos" com seus empregos atuais.

Se o Brasil foi apenas o 14º colocado no ranking de satisfação, com 54% dos profissionais felizes com seu emprego atual, o estudo revela que os brasileiros são os mais otimistas em relação ao futuro dentro da empresa: 63% concordam que, se trabalharem com dedicação e demonstrarem resultados, terão boas oportunidades de progredir dentro de suas companhias.

Apesar dos desafios econômicos globais, a pesquisa mostra que os profissionais de outros países demonstram estar contentes com sua atual situação dentro das empresas:

O maior grau de satisfação de profissionais foi registrado na Holanda: 80% responderam que estão "satisfeitos" ou "muito satisfeitos" com seus empregos.Os japoneses mostraram-se os menos satisfeitos; apenas 30% estão felizes em seu emprego atual.

"A situação econômica difícil pode fazer com que os profissionais apreciem aspectos de seu trabalho que talvez fossem ignorados em uma situação econômica mais próspera", disse Nicole Williams, Diretora de Conexões do LinkedIn. "Às vezes, a pessoa pode não ter recebido o aumento que desejava naquele ano, mas pode valorizar muito o apoio que recebe de seu supervisor, que está sempre atento a oportunidades que a ajudam a crescer e progredir em sua carreira".

Sobre as perspectivas em relação ao atual emprego, o estudo também revelou que 52% dos pesquisados no mundo inteiro concordam que terão seus esforços reconhecidos se trabalharem com dedicação e demonstrarem resultados.

Os espanhois mostraram-se os menos otimistas – apenas 44% por cento deles acham que bons desempenhos resultariam em melhoras em seus empregos atuais.Os norte-americanos ficaram em sétimo lugar: 52% dos profissionais que responderam a pesquisa nos EUA condicionaram essa evolução na carreira aos seus esforços dentro da empresa.

O estudo também enumerou sete aspirações em termos de carreira e pediu aos profissionais que escolhessem quais delas se aplicavam a eles (os respondentes podiam escolher mais de uma opção).

A maior aspiração de profissionais no mundo inteiro é ser promovido. No Brasil, as três principais aspirações são:

1- Ser promovido;

2- Começar a própria empresa ou negócio;

3- Mudar de setor ou de carreira profissional

Curta o Administradores no Facebook e siga os nossos posts no @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo