segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Entenda quem é o empreendedor digital brasileiro

O nível de escolaridade desses investidores é elevado; são formados em diversas áreas, residentes no eixo Sudeste/Sul do Brasil e não têm acesso a investimento para iniciarem suas startups.

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A maioria dos empreendedores digitais do Brasil, cerca de 86%, são das classes A e B, majoritariamente homens (75%) e com idade entre 20 e 30 anos (61%). Os apontamentos são do M. Sense Pesquisa e Inteligência de Mercado, em pesquisa encomendada pelo Grupo RBS.

O nível de escolaridade desses investidores é elevado; são formados em diversas áreas, residentes no eixo Sudeste/Sul do Brasil e não têm acesso a investimento para iniciarem suas startups. Por isso, a maioria mantém emprego para financiar com capital próprio. A pirâmide social dos empreendedores digitais é diferente do perfil da população brasileira, pois há mais mulheres e a classe C é a maioria, inclusive entre os internautas.

Em relação às áreas de atuação, nota-se um equilíbrio entre negócios de conteúdo (26%), social media (25%) e web e mobile (25%). Apesar da expansão de negócios transacionais, como sites de compras coletivas, leilões virtuais e e-commerce, esse tipo de empreendimento representa apenas 9% dentre os projetos dos empreendedores digitais entrevistados.

Além das características naturais de um entrepreneur, como criatividade, iniciativa e inovação, os empreendedores digitais brasileiros precisam ter uma boa visão estratégica e de modelos de negócio para se adaptar ao mercado e pagar as contas no fim do mês.

As principais dificuldades que eles encontram são a falta de investidores, sejam eles públicos ou privados, e a falta de mão de obra qualificada, principalmente de em tecnologia. "A pesquisa mostra que a falta de investimentos e de políticas de incentivo do governo faz com que os empreendedores deixem a inovação em segundo plano", destaca Fabio Bruggioni. "Para viabilizar seu negócio, o profissional precisa colocar sua ideia em prática rapidamente para ter retorno e, no mínimo, conseguir se manter, não sobrando tempo nem recursos para investir em inovação", acrescenta o CEO.

A maior motivação indicada pelos entrevistados para empreender é trabalhar com o que gosta (79%). Não é raro encontrar empreendedores digitais que, além de enxergar as oportunidades e desenvolver o plano de negócios para suas idéias, trabalham, financiam e abrem as portas de suas próprias casas para o desenvolvimento do projeto.

Localização

Outros dados relevantes identificados na pesquisa são a região onde os empreendimentos digitais estão concentrados e a idade das empresas: 93% localizam-se no Sul e no Sudeste e têm menos de três anos de vida (74%). O estado de São Paulo desponta como o maior pólo brasileiro de empreendimentos digitais, com 62% do total de projetos do País.

As startups têm são em média fundada por dois sócios (39%) e contam com cerca de cinco pessoas trabalhando nelas (36%). Do início até o lançamento do produto, 38% dos empreendedores levam de sete a 12 meses de trabalho.

A pesquisa entrevistou 770 empreendedores digitais no Brasil entre setembro e outubro. Considerou-se os fundadores das empresas ou idealizadores de projetos no meio digital.

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