quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Quando os professores estão despreparados, para onde o curso vai?

Muitos professores acabam despejando conteúdo sem preocupação alguma.

Por Revista Administradores, www.administradores.com.br

A Administração, você sabe, é um campo amplo e seus profissionais podem ser absorvidos por diferentes setores do mercado. Há administradores atuando nas áreas pública e privada, de saúde, alimentação, tecnologia, educação, finanças, aviação, apenas para citar algumas. E, por esse motivo, as faculdades abrem as portas para professores também graduados ou especializados em outros campos, os quais podem ir da engenharia à psicologia, do marketing à matemática.

Esse conhecimento multidisciplinar, aliás, é importante para a formação do profissional. O problema é na hora de adaptar o conhecimento das outras áreas para a prática da Administração. Muitos professores acabam despejando conteúdo sem essa preocupação e, no dia-a-dia, questões básicas – por exemplo, "como a disciplina de Cálculo será útil no dia a da do administrador?" ou "como o conhecimento de tipos psicológicos poderá ajudar no gerenciamento de uma empresa?" -- ficam sem resposta.

No mercado de trabalho
Consequência: "Ao contrário Consequência: Segundo Marcos Hashimoto, a amplitude da área também é perigosa por outro motivo: "Ao contrário de áreas como exatas e tecnologia, a abertura em Administração é muito grande, o que leva muitos cursos a perderem o foco e a aceitarem professores vindos de outros campos, mas sem uma sólida formação de base, o que acaba gerando consequências negativas dentro da própria sala de aula", observa.

Em casos extremos, segundo ele, ocorre assim: algumas faculdades acabam aceitando docentes que, no máximo, têm apenas uma especialização em Administração – e, algumas vezes, nem isso. "No dia a dia, não é raro alguns buscarem informações sobre a Administração na internet ou em livros que não são referência. O resultado é que se acaba passando aos alunos conceitos e informações sem base teórica", ressalta, lembrando o quanto isso vai prejudicar o estudante e futuro profissional da área.

Curta o Administradores no Facebook e siga os nossos posts no @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo