quinta-feira, 30 de junho de 2011

Acesso à internet no Brasil cresce 15% em 2010, afirma CGI

Crescimento foi maior entre as pessoas com menor escolaridade; o Nordeste é a região com maior penetração por usuário.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Levantamento divulgado ontem (28) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) junto ao Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) e ao o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) indicou que os acessos à internet no Brasil cresceram 15% em 2010.

A pesquisa TIC Domicílios é realizada há seis anos. Levando em conta as demais edições, de 2005 a 2010, a média de crescimento no número de acessos foi de 19% ao ano. Para compor a amostragem, foram consultadas 24 mil famílias em todas as regiões do Brasil.

O levantamento também revelou que o aumento foi mais evidente entre os indivíduos com baixa escolaridade (considerados analfabetos ou com baixo nível de alfabetização), que representam 13% dos usuários. 43% concluíram o ensino fundamental e a maioria, 44%, já passaram pelo ensino médio ou superior.

No comparativo por regiões, a maior relação penetração/usuários da internet foi registrada no Nordeste, com 75%. Em seguida vêm as regiões Sul e Centro-Oeste, ambas com 70%, Norte, com 68%, e Sudeste com 67%.

Já por faixas etárias, a utilização dos serviços é maior entre os jovens entre 16 e 24 anos, com participação de 82%. 70% dos adultos entre 25 e 34 anos acessam os serviços contra apenas 45% das pessoas com mais de 65 anos.

As maiores dificuldades relatadas pelos usuários foram a demora do navegador ao abrir uma página (37%), a dificuldade de encontrar informações relevantes (22%), dificuldade de ler textos extensos (14%) e a exibição das incômodas pop-ups nos sites (11%).

Com informações da Info.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo