quinta-feira, 23 de junho de 2011

A Saúde dos Brasileiros


Uma equipe de 29 especialistas em saúde pública preparou seis artigos científicos que descrevem a história da assistência à saúde no Brasil, com ênfase na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS)

Agência FAPESP

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), junto à revista inglesa The Lancet, realizará, no dia 29 de junho, o seminário A Saúde dos Brasileiros.

O evento, que leva o mesmo nome da série de artigos lançada em 9 de maio, tem por objetivo discutir os estudos enfocados na revista, baseados em uma extensa revisão de documentos existentes e em análises originais de dados epidemiológicos.

Uma equipe de 29 especialistas em saúde pública preparou seis artigos científicos que descrevem a história da assistência à saúde no Brasil, com ênfase na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como a evolução recente dos principais problemas de saúde que afligem nossa população, bem como dos seus principais determinantes e fatores de risco.

Artigos específicos descrevem o desenvolvimento do sistema de saúde brasileiro; saúde de mães e crianças; doenças infecciosas; doenças crônicas não transmissíveis e lesões físicas e violências.

A programação do encontro inclui palestras sobre os artigos, seguidas de espaços para perguntas e comentários. Entre os participantes confirmados estão Célia Maria de Almeida, Maria do Carmo Leal, Maurício Lima Barreto, Maria Inês Schmidt, Michael Eduardo Reichenheim e Carlos Augusto Monteiro.

A série completa, com os seis artigos e com comentários redigidos pelos editores da revista e por pesquisadores convidados, pode ser acessada em www.thelancet.com/series/health-in-brazil.

No dia 28, à tarde, o Seminário Parir e Nascer no Brasil: Evidências, Progressos e Desafios tratará da saúde materna e infantil. A programação propõe o encontro de quatro pesquisadores da área, dois deles da casa.

Mais informações e inscrições: www.fsp.usp.br/site/paginas/mostrar/1182

Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo