terça-feira, 28 de junho de 2011

Inadimplência empresarial atinge pico em 22 meses, diz Serasa

Inadimplência do consumidor nas compras do Dia das Mães complicou o fluxo de caixa das empresas; na relação mensal MPEs tiveram menor crescimento da inadimplência.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

No mês de maio, a inadimplência das pessoas jurídicas (empresas) foi a maior em 22 meses, de acordo com levantamento mensal da Serasa Experian. O crescimento registrado foi de 23,6%, o maior desde julho de 2009, ano em que a economia foi impactada pela crise mundial.

Nas demais variações, a inadimplência das empresas também apresentou elevação.Na relação de maio sobre abril último, o avanço foi de 16,2%. Na comparação entre os acumulados de janeiro a maio de 2011/2010, por sua vez, o crescimento foi de 7,1%.

Na relação de maio sobre abril, a inadimplência das micro e pequenas empresas foia que menos cresceu (15,6%). Já a das médias empresas avançou 28,1%, e a dasgrandes 20,3%. Quanto à variação de maio contra maio, a inadimplência das micro epequenas cresceu 23,8%, a das média 27,1%, e a das grandes 15,2%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, os juros elevados e a desaceleração econômica, decorrentes da política monetária restritiva para controle da inflação, os impactos do aumento dos preços nos custos e o crescimento na inadimplência do consumidor no caixa das empresas já afetam sua capacidade de pagamento.

O crescimento mensal na inadimplência das empresas (16,2%) reforça que a inadimplência do consumidor nas compras do Dia das Mães complica o fluxo de caixadas empresas. A perspectiva é de que os fatores elencados – juros e inadimplência do consumidor –, continuem pressionando a liquidez das empresas.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo