sexta-feira, 24 de junho de 2011

Novidades colocam os biocombustíveis em voga

Imensa extensão territorial, condições climáticas e fatores históricos, são alguns dos elementos que favorecem.

Por Leonardo Coelho, www.administradores.com.br

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Os biocombustíveis são uma fonte de energia renovável que proporciona o crescimento sustentável ao setor e têm colocado o Brasil no hall dos assuntos internacionais ligados à necessidade de se diminuir os poluentes e propulsores de danos ambientais, como o efeito estufa e o buraco da camada de ozônio.

O destaque do país no setor de bicombustíveis e na perspectiva de se ampliar a produção em curto prazo deve-se à imensa extensão territorial, condições climáticas e fatores históricos. No entanto, ainda há muito o que se fazer. Biocombustíveis como o etanol e o biodísel possuem pequenos índices de emissão de gases de efeito estufa (GEE), mas são questionados no mercado internacional em relação a cadeia produtiva, que envolveria por exemplo, desmatamento para o plantio da cana de açúcar.

O desmatamento não é causado por quem realmente compreende ou está empenhado em conhecer o que é sustentabilidade. O Brasil possui muitas áreas disponíveis para o plantio e não precisa de desmatamento. Essa prática é condenável, no entanto, ela acontece em situações específicas. Empresários que defendem essa causa se preocupam com todas as etapas do processo e, além disso, existem cursos que contribuem para a mudança de cultura e para a gestão eficiente e sustentável.

O assunto ganhou tanto espaço que conquistou duas vitórias recentes. A primeira delas se refere à lei que determina a mistura do biocombustível no diesel de petróleo. A segunda refere-se ao conjunto de 24 Indicadores de Sustentabilidade para Bioenergia lançados pela Global Bioenergy Partnership (GBEP) no intuito de avaliar a produção e consumo sustentáveis de biocombustíveis. O relatório envolve os três pilares da sustentabilidade – a ambiental, a econômica e a social e foi submetido ao G8, em sua reunião em maio, realizada na França.

Os acontecimentos só têm mostrado o quanto precisamos entender e nos especializar, cada vez mais, acerca da sustentabilidade. Só assim vamos manter o Brasil em uma posição privilegiada diante do mundo e, acima de tudo, como um país melhor de se viver.

Leonardo Coelho - Coordenador do POST-MBA em Inovação e Sustentabilidade do B.I International. É Diretor de Comunicação Social da FUNDAMIG e sócio do Instituto Ver. Coordenador Geral do Espaço Criança Esperança - BH. Autor do livro "Mundo em Transformação: caminhos para o desenvolvimento sustentável" – Editora Autêntica 2006.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo