domingo, 26 de junho de 2011

Brasil deve ingressar em rede europeia para pequenas e médias empresas

Convite foi feito pelo diretor-geral adjunto de empresas e indústrias da União Europeia, Daniel Calleja Crespo, durante evento em Brasília.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

A entrada do Brasil na Enterprise Europe Network – rede que auxilia pequenas e médias empresas (PMEs) a atuarem no mercado europeu – será, provavelmente, o próximo passo da cooperação entre Brasil e União Europeia (UE). A informação foi repassada pelo chefe de gabinete da Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Carlos Cristo, durante o evento que encerrou o Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), em Brasília, no dia 14 de junho.

Com orçamento total de 44 milhões de euros – metade proveniente de fundos brasileiros, de origem pública e privada – e sob execução da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o PAIIPME beneficiou mais de 2.500 PMEs, capacitou 6.700 profissionais em exportação e internacionalização e gerou 70 parcerias entre organizações brasileiras e europeias, sendo cinco joint ventures.

De acordo com o presidente da ABDI, Mauro Borges Lemos, os quatro anos de execução do projeto fortaleceram a cooperação Brasil-UE. "O projeto exigiu ousadia, amplitude institucional, foco, persistência e visão estratégica. Ele colocou as PMEs como protagonistas em ações de transferência de tecnologia e de comércio internacional", disse ele, durante o evento de encerramento do projeto. Para a chefe de delegação da UE no Brasil, a embaixadora Ana Paula Zacarias, o PAIIPME consolida uma relação de equilíbrio entre as duas partes. "Ele colocou os dois parceiros em pé de igualdade, compartilhando interesses comuns", destaca.

A embaixadora considera, ainda, que projetos como o PAIIPME são inspiradores para o futuro das relações entre Brasil e UE. Foi nesse contexto que o diretor-geral adjunto de empresas e indústrias da UE, Daniel Calleja Crespo, propôs, como próximo passo dessa cooperação, que o Brasil passe a integrar o Enterprise Europe Network, que já reúne PMEs de outras 49 nações. "Hoje, o apoio a empresas de pequeno e médio porte está entre as prioridades do bloco. Buscamos beneficiá-las por meio da redução de burocracias e da ampliação do acesso a financiamentos e mercados. O Brasil, que é considerado um parceiro-chave da UE, seria muito bem vindo a essa rede", afirmou Crespo.

Para o diretor da ABDI, Clayton Campanhola, os desafios das PMEs brasileiras passam por uma série de questões, como inovação tecnológica e em negócios, tecnologia industrial básica, transferência de conhecimento, além de metrologia e certificação. "É interessante estudarmos a proposta do Enterprise Europe Network como mais uma oportunidade de superação de obstáculos nesses quesitos", afirmou.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo