terça-feira, 14 de junho de 2011

Até 2014, 75 mil estudantes serão beneficiados com bolsas de estudos no exterior

Segundo o programa Ciências sem Fronteiras, primeiros beneficiados já serão selecionados no primeiro semestre de 2012

Infomoney

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Dando sequência à intenção da presidente Dilma Rousseff de aumentar a formação internacional de estudantes brasileiros, a primeira versão do programa Ciências sem Fronteiras estabelece que 75 mil estudantes poderão ir ao exterior, beneficiados com bolsas de estudos, até 2014. Os primeiros beneficiados já serão selecionados no primeiro semestre de 2012.

O foco do programa será os alunos desde o nível médio até o pós-doutorado, que contarão, além das bolsas, com passagens aéreas e seguro saúde pagos. À Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) caberá a oferta de 40 mil bolsas, com estimativas de investimentos de US$ 936 milhões (R$ 1,47 bilhão) ao longo de quatro anos. O CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), por sua vez, será responsável por 35 mil bolsas.

Ciências sem fronteira
O projeto-geral será apresentado à presidente Dilma no próximo dia 15, pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

Na última terça-feira (7) a primeira versão do programa já foi exposta no ministério da Educação, em Brasília. Mercadante e Haddad apresentaram as linhas gerais da iniciativa para reitores de universidades e de institutos federais de educações, ciência e tecnologia.

Prioridades
A área de tecnologia terá prioridade no projeto, já que além de ser considerada como essencial para o desenvolvimento do País, conta com uma séria escassez de mão de obra qualificada.

Outra novidade do projeto é contemplar os estudantes de cursos técnicos de nível médio no programa. Para esses estudantes, serão oferecidas três mil bolsas em três anos.

Mesmo que em fase preliminar de negociação, o ministério da Educação já conversou com instituições de ensino de vários países. Nos Estados Unidos, das 97 universidades contatadas, 95% manifestaram interesse em receber estudantes brasileiros. Elas oferecem alojamento gratuito, estágios de pesquisa e treinamento prévio em língua inglesa.

O plano de ação da Capes prevê em 338% o crescimento no número de bolsas no exterior em relação a 2010.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo