quinta-feira, 2 de junho de 2011

Facebook cria guia para professores

Facebook for Educators funciona como um guia e foi escrito pela especialista em educação Linda Fogg Phillips em parceria com o mestre Derek Baird e o doutor BJ Fogg

AdNews

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Os professores ganharam uma ferramenta própria dentro do Facebook, que deve ajudá-los a lidar melhor com a rede social que tanto influencia seus alunos. A informação é do Terra.

O Facebook for Educators funciona como um guia e foi escrito pela especialista em educação Linda Fogg Phillips em parceria com o mestre Derek Baird e o doutor BJ Fogg. Linda afirmou que "os professores estão reconhecendo que precisam ter um melhor entendimento sobre o Facebook e utilizá-lo de forma positiva e produtiva para apoiar a educação dos alunos do século 21".

A página possui informações atualizadas sobre o funcionamento do site e tópicos com "ideias criativas sobre o uso do Facebook na educação", como salienta Linda.

"Alguns professores estão usando o Facebook como uma ferramenta para apoiar discussões em classe, ampliar a conscientização de eventos e causas, estimular a colaboração entre os alunos e encorajar o aprendizado além da sala de aula", completa a espeialista.

Redes engajadas
Esta não é a primeira ação com mídias sociais com foco na educação. Em março, a Skype lançou uma comunidade voltada ao ensino para ajudar professores do mundo todo a compartilhar informações. Por meio do "Skype in the classroom", os educadores podem divulgar projetos e pesquisas, além de trocar conhecimento com outros colegas.

Um mês depois, surgiu no Brasil a primeira rede social no mundo focada em intercâmbio. Batizado de EDUFINDME, o site foi desenvolvido pelo EstudeNoExterior.com, que há 14 anos trabalha no mercado de intercâmbio.



Entrevista com a coautora Linda Fogg Phillips

P: Por que há a necessidade desse tipo de guia para professores?
R: O Facebook influencia todos os aspectos da sociedade, incluindo a educação. Os professores estão reconhecendo que precisam ter um melhor entendimento sobre o Facebook e utilizá-lo de forma positiva e produtiva para apoiar a educação dos alunos do século 21.

P: Quais são os pontos mais importantes sobre a mídia social que os professores devem saber?
R: O ponto mais importante que os professores devem saber a respeito da mídia social é que ela está mudando a maneira como nos comunicamos e interagimos de uma forma inédita. Os professores precisam conhecer e entender essa tecnologia para que sejam capazes de atender às necessidades educacionais dos alunos de hoje. Também precisam saber ensinar e estimular seus alunos a serem bons “cidadãos digitais”.

P: Muitos professores querem manter seu próprio espaço pessoal no Facebook, mas também têm interesse na mídia social como uma ferramenta para o aprendizado. Há uma forma de manter seu próprio espaço e usar a ferramenta para fins educativos?
R: Os professores podem manter sua privacidade e interagir profissionalmente com seus alunos utilizando os grupos e as páginas, sem a necessidade de se tornarem amigos dos alunos. Também é importante que definam suas configurações de forma a refletirem o nível de privacidade desejado.

P: Como os professores estão utilizando, de maneira positiva, o Facebook e a mídia social na sala de aula?
R: Os professores que entendem que uma das ferramentas mais poderosas para o ensino é também um meio que promove o entusiasmo pelo aprendizado têm grande capacidade de engajar seus alunos em uma experiência de aprendizado ativa. Alguns professores estão usando o Facebook como uma ferramenta para apoiar discussões em classe, ampliar a conscientização de eventos e causas, estimular a colaboração entre os alunos e encorajar “o aprendizado além da sala de aula”. Alguns também oferecem aos alunos a oportunidade de receberem feedback e informações vindas de seus pares. Isso sem falar da possibilidade de ministrarem aulas virtuais, móveis e mediante solicitação.

P: Como os professores podem participar da elaboração da política de mídia social de sua escola?
R: Acima de tudo, os professores precisam ter um bom entendimento da mídia social, incluindo seus benefícios e riscos, para que possam desenvolver uma política de mídia social adequada para a escola. Com esse entendimento, professores e administradores podem realizar discussões regulares para elaborarem uma política de mídia social capaz de apoiar as metas sociais, emocionais e acadêmicas de sua respectiva instituição de ensino. As políticas de mídia social das escolas devem ser revisadas com frequência.

P: Você criou um website, o FacebookForEducators.org, que acompanha o guia. O que os professores encontrarão lá?
R: O FacebookForEducators.org foi desenvolvido para oferecer aos professores informações atualizadas sobre o Facebook, além de conteúdo sobre como utilizar essa mídia como uma ferramenta de suporte para a educação. Os professores encontrarão tutoriais fáceis de entender, informações mais detalhadas e dicas e ideias criativas sobre o uso do Facebook na educação. O site também oferece acesso direto a especialistas nesse campo emergente e que muda rapidamente.

Linda Fogg Phillips tem oito filhos com idade entre 12 e 27 anos. É especialista no Facebook, escritora e palestrante. Escreveu o Facebook Guide for Parents (“Guia do Facebook para Pais”) e é coautora do Facebook for Parents: Answers to the Top 25 Questions (“Facebook para os Pais: Respostas para as 25 Principais Perguntas”). Atualmente, está trabalhando na elaboração de um curso do Facebook para o Online Therapy Institute. Linda dá palestras e ministra workshops práticos em escolas em todos os Estados Unidos.

Fonte: Bagarai

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo