quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cinco grandes vantagens do cloud computing

Diante do furor causado pelo termo 'cloud computing' na mídia e no mercado, executivos de todos os setores da economia lançam questionamentos sobre as vantagens do investimento nessa tecnologia

Por Marcos Patrício, www.administradores.com.br

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Satisfação dos usuários, economia de tempo, redução de custos, acesso facilitado e confiabilidade são cinco grandes vantagens do cloud computing – modelo de negócio em que o cliente tem acesso a uma variedade de serviços, aplicações e soluções garantidos pelo provedor. Trata-se principalmente de uma nova forma de entrega da tecnologia da informação por demanda.

Entre as inúmeras possibilidades que a nuvem computacional favorece destacam-se:
1. A entrega de software como serviços (SaaS), com base no aluguel do software através de um provedor de serviços, da internet ou conexão dedicada. Esse modelo proporciona custos racionalizados de licenciamento de software e suporte, podendo ser contratado por períodos de uso;

2. A entrega da plataforma de desenvolvimento de software através de padrões (PaaS). Com isso é possível gerenciar todo o ciclo de desenvolvimento, garantindo testes, homologação e entrada em produção de qualquer produto desenvolvido, por exemplo. Também pode suportar a operação com execução de rotinas administrativas e coordenar atualizações da plataforma;

3. A entrega da plataforma de hardware (IaaS), como servidores, armazenamento, networking e implementação de diversas outras tecnologias que possam proporcionar alta disponibilidade, escalabilidade e segurança.

Diante do furor causado pelo termo 'cloud computing' na mídia e no mercado, executivos de todos os setores da economia lançam questionamentos sobre as vantagens do investimento nessa tecnologia. Como funciona, quais as vantagens e benefícios tangíveis são perguntas repetidas frequentemente. Mas é preciso deixar claro que quando falamos em 'cloud', falamos antes de tudo em 'internet'.

A estratégia é permitir que se tenha acesso a programas, serviços, dados pessoais e institucionais de forma remota. Essa possibilidade vem se fazendo presente cada dia mais e certamente está revolucionando não só os negócios, mas o próprio ambiente de trabalho.

Ao invés de se apoiar num software, os recursos disponíveis em seu computador contam com respaldo de um programa instalado em algum lugar na internet, num servidor que por sua vez está instalado em um data center gerenciado por especialistas em tecnologia. Esse tipo de nuvem também é classificado como 'on demand'.

Empresas que antes investiam altos recursos em aplicações desenvolvidas especialmente para suas necessidades estão abandonando esse modelo pouco a pouco. Em outras palavras, está se consolidando uma nova forma de lidar com TI – enquanto os formatos anteriores se dissipam nas nuvens, literalmente. Ninguém mais tem tempo para longas implantações ou longos processos de treinamento de funcionários. Mais do que isso: hoje é preciso ter condições de resolver determinados problemas instantaneamente, da mesma forma com que eles surgem.

Não se pode depender, como até bem pouco tempo atrás, de um profissional dedicado a garantir que todo o sistema rode sem problemas. Também vem se tornando dispensável investir em hardware e assumir despesas referentes a espaço, energia, sistemas de refrigeração e segurança etc. Há sempre uma equipe especialista em stand by na nuvem computacional para resolver toda sorte de problemas num espaço de tempo sempre mais reduzido.

Para muitos, cloud computing significa uma nova tecnologia ou até mesmo arquitetura para o consumo de serviços através da internet, simplesmente. Mas seu significado é muito mais abrangente, e não está restrito ao uso de tecnologia, software, hardware ou plataforma. O conjunto de estruturas que conceituam a nuvem computacional pode proporcionar oportunidades de revisão de processos gerenciais e de negócio para um grande número de empresas. Principalmente para aquelas que não possuem orçamento para o investimento em soluções com alto custo de manutenção.

Marcos Patrício é economista e gerente de soluções em serviços gerenciados na Unione Outsourcing, com foco na identificação das necessidades, desenvolvimento de relacionamento e negociação com clientes, liderança em projetos em ferramentas como de middleware e banco de dados.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo