sexta-feira, 17 de junho de 2011

Abertas inscrições para prêmio de design voltado para pequenas empresas

Os interessados em garantir apoio para participar do Prêmio IF Product Design Award 2012 devem se inscrever no Programa Design Excellence Brazil (DEBrazil) até o dia 15 de julho

Por Regina Xeyla, Agência Sebrae de Notícias

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Brasília - Micro e pequenas empresas interessadas em participar do Prêmio IF Product Design Award 2012 - principal premiação de design do mundo -, devem se inscrever até o dia 15 de julho no Programa Design Excellence Brazil (DEBrazil). O formulário de inscrição está disponível no site http://debrazil.designbrasil.org.br. O programa irá apoiar a participação de até 100 empresas e acontece em fevereiro de 2012, em Munique, na Alemanha.

Podem participar do DEBrazil, empresários e designers com produtos fabricados em série, que estejam no mercado há dois anos ou menos, ou que estejam programados para lançamento até dezembro de 2012. Das peças inscritas e avaliadas por 16 profissionais renomados na área, 100 receberão apoio logístico e financeiro do programa para participar do IF Product Design Award 2012.

O trabalho de incentivar e promover a excelência da indústria no exterior é coordenado pelo Centro de Design do Paraná e conta com apoio do Sebrae e da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). "Hoje não existe um selo de certificação para design no mercado nacional. Premiações como o IF possibilitam dar a esses produtos vencedores o diferencial de mercado e a possibilidade de exportar", destaca a coordenadora de projetos do Centro de Design do Paraná, Ana Brum.

De acordo com a responsável pela área de Design do Sebrae, Elsie Quintaes Marchini, "a participação das micro e pequenas empresas no prêmio é crescente a cada edição". Em 2010, das 80 empresas selecionadas, 58% eram de pequeno porte. Já na edição 2011, 23 empresas brasileiras, entre elas oito micro e pequenas, conquistaram o Prêmio IF. O Brasil ficou entre os dez países mais premiados, desbancando Reino Unido, Canadá e Suécia, países com tradição industrial e design.

Todos os produtos vencedores recebem o Selo de Excelência e terão as fichas técnicas divulgadas na Yearbook, publicação distribuída no mundo inteiro, com tradução em três línguas. Os produtos também vão integrar exposições na Alemanha, nas cidades de Hannover, pelo período de quatro meses, e em Hamburgo, por nove meses, no complexo turístico internacional Hamburg's New Harbor City.

Produtor vencedor
Maria Aparecida trabalha junto com o marido, Jacir Pedro, na Artífice Arte Design Mobiliário Ltda, em São Paulo. O casal de empresários teve uma de suas peças, a luminária 'Pau de Luz', vencedora na edição passada do Prêmio IF Product Design Award. Eles já trabalham na produção de novos produtos para concorrer a uma das 16 categorias da edição 2012. "Mais importante que retorno financeiro, a participação no IF rende boa divulgação das peças no mercado externo", destaca a empresária.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo