quarta-feira, 1 de junho de 2011

Bons negócios a um clique

O e-commerce é hoje um investimento que atrai cada vez mais os pequenos empreendedores para a web

Por Fábio Bandeira de Mello, www.administradores.com.br

Abrir uma loja no centro da cidade e vender roupas para os moradores, ou quem sabe, abrir uma loja virtual e vender os mesmos artigos para qualquer lugar do mundo. Esta evolução representa o e-commerce, nome dado ao comércio através da internet que vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente, entre os pequenos empreendedores e consumidores.

No final da década de 90, as lojas virtuais surgiam com uma aposta de várias empresas americanas e européias que começaram a oferecer seus serviços e produtos através da web. Desde então, empresários de todas as partes tem se rendido a aderir essa experiência com a expectativa de alavancar lucros e trazer sucesso para a empresa através desse meio virtual.

Acompanhando a evolução do comércio eletrônico pela internet, o empreendedor Juliano Souza, viu na loja virtual uma excelente oportunidade de expandir seus negócios e ganhar cada vez mais espaço no seu ramo de atuação. Há 10 anos na web com a loja Giuliana Flores, empresa de floricultura online, o empresário relembra o processo de implementação nesse segmento.

"Como a maioria dos brasileiros, naquela época nós também não tínhamos muitas informações sobre a internet e tudo o que aprendemos, aprendemos 'na marra'. A maior dificuldade do começo foi entregar o próprio produto em qualquer lugar do Brasil, já que nem todas as empresas de transportes estavam preparadas para carregar mercadorias mais frágeis. Hoje é tudo mais simples", recorda e comemora o empresário. Como fruto de sua iniciativa e visão, a companhia é, hoje, o maior site de vendas em flores online do país. E somente os negócios pela internet, representam 90% do faturamento total da empresa.

Lucros a vista
Certamente, a evolução da internet com tecnologias mais ágeis e interativas vem proporcionando uma maior confiança e satisfação do consumidor com os serviços das lojas virtuais. Dados apresentados pela e-bit mostram que as vendas realizadas pela internet em 2009 apresentaram crescimento de 28% comparadas a 2008. Nesse período, o faturamento do comércio eletrônico chegou a R$ 10,5 bilhões.

O Diretor Geral da e-bit, Pedro Guasti relata que a segurança é um ponto forte para esse crescimento. "Os internautas estão cada vez mais informados e orientados a fazerem uma compra com segurança. A própria implementação de novas ferramentas gerenciadoras de pagamentos online e de prevenção à fraude trouxeram uma maior garantia tanto para clientes quanto lojistas, potencializando as oportunidades para lojas de pequeno e médio porte", comenta Gasti.

Inovação e lucros multiplicados
Uma das "regras de ouro" indicadas pelos especialistas em negócios digitais afirma que as empresas iniciantes no ramo virtual devem fugir de vender produtos que as grandes organizações oferecem, justamente para evitar a concorrência desleal no momento do desconto da mercadoria.

Ser inovador no e-commerce é outro quesito fundamental para conquistar a clientela pela web. Um exemplo que vem dando certo é a loja virtual ADMShop.com.br, veículo on-line especializado em artigos voltado à Administração de Empresas que está no ar desde 2008.

De acordo com o coordenador do ADMShop, Diogo Lins, desde sua implementação, o portal está crescendo a cada mês. "Estava faltando no mercado uma loja especializada em artigos feitos para nós, administradores e até para pessoas de outras áreas. O ADMShop veio suprir essa carência, oferecendo produtos de alta qualidade e muito bom gosto, sempre tentando inovar, fator imprescindível quando tratamos de comércio eletrônico", ressalta Diogo.

Natan Sztamfater, diretor do site PortCasa.com.br, especializado em artigo e utensílios para o lar, ressalta que outros fatores também favorecem as vantagens do varejo on-line. "As facilidades de comprar a um clique e receber o produto com a comodidade e agilidade proporcionada pela internet aumenta a satisfação e a entrada dos consumidores no e-commerce. Entrar na loja pela internet, escolher o produto e poder parcelar também ajuda muito no crescimento do comércio eletrônico. É a migração mesmo do real ao virtual".

Mas apesar do crescimento do comércio online, o especialista Marcio Blak, da Varejo e Consultoria e diretor da Boutique Virtual Sofisticada faz um alerta. "Não basta apenas montar um site para garantir o sucesso do empreendimento e uma fatia do bolo do crescimento do e-commerce. Para o negócio dá certo, é necessário ter um planejamento e toda infra-estrutura que permita a viabilidade da loja virtual. Se o site não oferecer a praticidade e segurança que o internauta busca, como, por exemplo, encontrar a informação até o terceiro clique, o consumidor não voltará", ensina o especialista.

Um empresário que entendeu bem essa visão e tem motivos para festejar é o sócio-fundador da Viajanet, Alex Todres. Com apenas alguns meses no ar, a agência de viagens online comemora o aumento de 400% no número de pedidos de compras online de passagens aéreas e pacotes turísticos em seu site.

O empresário acredita que com computadores cada vez mais baratos no mercado e devido à interação entre milhares de pessoas que a web proporciona, a tendência do comércio online é de se expandir. "Na web os consumidores podem procurar comentários de outros consumidores, o que ajuda muito na tomada de decisão de compra. A opinião de um usuário, às vezes, vale muito mais do que um anuncio publicitário, onde a intenção é vender um produto", salienta Alex Torres.

Hoje já é uma realidade. Estar na internet é está conectado com o mundo 24 horas no ar durante todo o tempo. Saber explorar todo o potencial que a internet pode proporcionar é o mais novo desafio. As novas tecnologias, interações nas redes sociais e implementações de sistemas inovadores de transmissão de dados são as apostas atuais para esse mercado que demonstra ter vindo para a vida das pessoas, mas não possui prazo de validade para sair.

Dicas
Caso você seja um marinheiro de primeira viagem no "mundo do empreendedorismo", é comum que possua muitas dúvidas de como atrair os consumidores ma internet. Veja algumas dicas para te ajudar nesse caminho

1. Seriedade: Encare a venda online com muita seriedade, o nome é virtual, mas o trabalho é real.

2. Especialização: Procure um nicho para explorar. Quanto mais específico o seu negócio, maior a chance do sucesso na internet.

3. Concorrência: Fuja dos produtos vendidos em grandes magazines.

4. Investimento em tecnologia: Na hora de comprar a sua plataforma de loja virtual, fique atento, nem todas são tão boas quanto parecem. Escolha muito bem o seu parceiro. Tecnologia é muito importante para que uma loja online esteja preparada para um rápido crescimento.

5. Formas de pagamento: inicie o seu site de vendas com o maior número de parcerias (Visa, Mastercard, American Express, entre outros) para facilitar a compra do e-consumidor.

6. Confiabilidade: Esteja na Ebit, consultoria que classifica lojas virtuais no Brasil. Só assim, mesmo ainda pequeno, os clientes irão confiar na sua loja. Não economize nos selos de segurança.

7. Teste seu portal: Antes de colocar o site no ar, faça testes e verifique se a sua entrega chega em pelo menos três dias ao cliente. Fator importantíssimo para satisfação do cliente.

8. Organização: Lembre-se dos pilares de um site de vendas: Atendimento ao cliente, divulgação digital, logística e administrativo.

9. Marcas: Se alie a marcas reconhecidas em suas áreas de atuação para conquistar confiabilidade do e-consumidor e oferecer produtos de qualidade.

10. Estoque: Cuide do seu estoque e da logística para atendimento ágil ao e-consumidor. A primeira impressão é a que fica.

11. Atração e retenção de clientes: Invista em marketing e meça cada detalhe das campanhas digitais, otimize as estratégias dia a dia.

12. Invista: Contrate uma consultoria especializada em vendas online, isso ajuda muito o pequeno empreendedor a errar menos no início.


* Dicas elaboradas por Natan Sztamfater, Diretor do portal PortCasa.com.br.

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