quarta-feira, 1 de junho de 2011

Existe hora certa para começar um negócio próprio?

Maioria dos novos empreendimentos tem gestores entre 25 e 35 anos. Tornar-se empresário após a aposentadoria, no entanto, não é uma má ideia

Por Simão Mairins, www.administradores.com.br

Ter sucesso ao abrir um negócio depende totalmente da experiência acumulada ao longo de vários anos de vida, certo? Errado. Pesquisas indicam que a maior parte dos novos empreendimentos tem jovens gestores à frente, com idades entre 25 e 35 anos. Isso não significa, no entanto, que passar a ser empresário depois de se aposentar seja uma má decisão. A regra é: não há idade certa para ser um empreendedor. Qualquer hora é boa hora.

A afirmação acima é do gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae na Paraíba, Elinaldo Macedo, para quem o importante é "ter uma preocupação permanente com o planejamento do negócio e acompanhar o mercado para ter noção da viabilidade econômica". Para ele, não há idade certa para começar. "As estatísticas indicam que a maioria dos novos empreendimentos é criada por jovens entre 25 e 35 anos. Mas, de repente, um profissional que trabalhou a vida toda em um banco, por exemplo, ou outra empresa privada ou pública, aos 60 anos, aposentado, com a experiência adquirida, monta seu negócio próprio", afirma Macedo.

Jovem empreendedor
Para o profissional recém-inserido no mercado e cheio de gás para montar seu próprio negócio, o conselho do gerente do Sebrae é ter calma. "O jovem tem muita energia e garra. Por outro lado, é mais atirado. Por isso, é importante ter os riscos - que existem em todo empreendimento - sempre bem calculados", afirma Macedo.

A formação continuada é outra exigência do mercado, hoje em dia. Mas, estudar e administrar ao mesmo tempo não é um problema. A universidade, as especializações, cursos rápidos para aprimoramento e orientação, como a oferecida pelo Sebrae, ajudam a compensar a falta de experiência.

Próprio
O Sebrae, através do Programa de Orientação ao Candidato a Empresário - Próprio, orienta empreendedores iniciantes. Dividido em quatro módulos, ele ajuda as pessoas que querem abrir um negócio a planejar seus empreendimentos e analisar o mercado em que vão se inserir.

Os cursos do programa são oferecidos em cidades de vários estados do Brasil. Para conhecer melhor o programa, clique aqui .

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo