quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Pesquisa aponta que mais de 70% dos brasileiros utilizam algum tipo de cartão

O estudo também indica que o meio eletrônico de pagamento que mais cresceu em utilização é o cartão de débito, chegando a 60% de uso.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Estudo do Instituto Datafolha divulgou que o índice de usuários de cartões no Brasil passou de 68% em 2008 para 72,4% em 2011. A pesquisa, encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), também concluiu que o pagamento por meios eletrônicos já corresponde a 54% do faturamento do comércio. Os resultados tiveram como base entrevistas com lojistas e consumidores de 11 capitais no período de junho a agosto de 2011.

Ainda de acordo com a pesquisa, o meio eletrônico de pagamento que mais cresceu em utilização é o cartão de débito, chegando a 60% de uso. Além disso, o estudo indica que a faixa etária de 25 a 44 anos e a capital federal Brasília concentram maior posse do meio eletrônico cartão. As classes A/B são as maiores detentoras do uso do cartão, com destaque para a emergência da classe C no setor.

Já para os estabelecimentos comerciais, a garantia de recebimento é o principal influenciador para aceitarem e incentivarem o uso de meios eletrônicos de pagamento. Sobre as empresas de cartão, o item com o qual os varejistas estão mais satisfeitos é a rapidez e a facilidade da operação. Outro ponto verificado foram as percepções das lojas afiliadas em relação ao setor de cartões após um ano da abertura do mercado de credenciamento, que ocorreu em julho de 2010. Constatou-se que para a grande maioria (70%), a situação melhorou após a abertura, com destaque para a questão da tecnologia.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo