quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Levantamento constata que o consumidor está mais consciente em relação ao meio ambiente


Estudo constatou que os consumidores estão mais dispostos a comprar produtos que não agridam a natureza..

Por Redação, www.administradores.com.br

Pesquisa realizada entre 2005 e 2011 demonstrou que os consumidores em todo o mundo estão mais preocupados e agindo em defesa da questão ambiental. O estudo, realizado pela empresa Tetra Pak em 10 países, com 200 formadores de opinião e mais de 6.600 consumidores, constatou essa mudança de comportamento especialmente no Brasil, na China, nos Estados Unidos, na França e na Alemanha.

A partir do levantamento, constatou-se que quase 70% dos consumidores pesquisaram "questões verdes" nos últimos 12 meses. O percentual de consumidores que descartam suas embalagens e resíduos para a reciclagem também aumentou, saltando de 70% em 2007 para 90% em 2011.

A preferência por embalagens recicláveis tem crescido e já representa 88% do total. Além disso, cerca de 77% dos entrevistados afirmaram que compraram determinados produtos e não outros, porque a embalagem era melhor para o ambiente. O levantamento também analisou o comportamento dos fabricantes de alimentos e varejistas. Neste público, cerca de 83% dos entrevistados indicaram que consideram o impacto ambiental na escolha de soluções de embalagens, seguindo a tendência dos consumidores.

O estudo apontou que 60% dos entrevistados afirmam entender termos complexos da área ambiental, além de a maioria dos consumidores estar disposta a fazer escolhas "verdes" caso tenham a mesma qualidade e os mesmos custos dos produtos tradicionais.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo