segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Redes sociais e MSN causam prejuízos para as empresas na ordem de 10 mil dólares/ano por funcionário

Por Redação, www.administradores.com.br

Uma pesquisa realizada pelo Instituto uSamp com 500 trabalhadores, nos Estados Unidos, revelou que a utilização de comunicadores instantâneos (MSN) e redes sociais nas empresas refletem na perda de produtividade na ordem de 10 mil dólares/ano por funcionário.

A redução na produtividade gerada pela utilização das redes sociais e MSN no ambiente de trabalho deve mesmo preocupar os empresários. No cálculo para uma companhia de grande porte, na faixa de mil trabalhadores, o prejuízo pode chegar a US$ 10 milhões, de acordo com a pesquisa.

No Brasil, a Triad OS, consultoria especializada em produtividade, entrevistou 1.606 funcionários e 84,6% deles admitiram navegar em redes sociais no trabalho. Entre os sites preferidos, o Twitter aparece em primeiro lugar com 94,2%, seguido pelo Facebook 59,4% e Orkut 35,4%.

Além das redes sociais, 11% revelaram ver pornografia durante o trabalho, o que é um dado bem preocupante para a empresa e deveria ser para o funcionário, que pode ser demitido por justa causa por conta da atitude.

No cálculo sobre a redução da produtividade, os funcionários admitem perder duas horas de trabalho com redes sociais, MSN e outras tarefas sem utilidade para a empresa.

Para solucionar o problema no meio corporativo, a Interage - desenvolvedora de soluções para segurança da informação - criou o Trevio, um serviço web que vai além do bloqueio de redes sociais. Ao utilizar o Trevio, a empresa consegue monitorar todas as atividades dos funcionários no MSN, sites, Orkut, Facebook, Twitter, Youtube, entre outros recursos. Assim, a corporação poderá criar uma política de utilização das redes sociais e garantir a segurança da informação e produtividade dos funcionários.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo