segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A nova fase do email marketing

Recurso que já foi sinônimo de spam, agora é visto com bons olhos pelas empresas e internautas.

Por Luiz Augusto Barros, www.administradores.com.br

Houve um tempo em que email marketing era sinônimo de spam e propaganda enganosa, daquelas que lotavam nossas caixas de entrada com mensagens que raramente eram lidas. Contudo, o público desse tipo de ferramenta, assim como a internet, evoluiu bastante, e aprendeu que o e-mail marketing pode muitas vezes ter um conteúdo bem interessante.

São várias as pesquisas que apontam o e-mail marketing como a ferramenta mais utilizada entre os profissionais de marketing digital. A frente das redes sociais e links patrocinados, essa ação 'clássica' segue forte e funcionando muito bem. O boom dos sites de e-commerce, compras coletivas e outros relacionados, fez com que as pessoas passassem a se acostumar com a quantidade de promoções disponíveis na internet e entender que existem sim grandes oportunidades chegando por e-mail todos os dias. O mercado de email marketing entendeu essa evolução, e por isso tem se inovado bastante.

As empresas fornecedoras de serviços de email marketing também inovaram, deixando pra trás o modelo de "pague por envio". Hoje, podemos dizer que existem dois modelos considerados mais do que apenas tendências.

O primeiro modelo é aquele realizado por empresas grandes, que sabem que não vão conseguir manter uma qualidade de envio se insistirem em suas equipes e servidores próprios. Contudo, essas empresas não querem dividir servidores de envio com empresas menores, dado a importância do contato com o cliente. O que esses gigantes procuram agora são fornecedores que garantam máquinas exclusivas para seus envios, além de certificações que comprovem a performance do disparo.

Essa solução, obviamente, é cara e exige contratos longos e pouco acessíveis para empresas pequenas e médias. Para esse problema, existe uma solução muito interessante: o envio por performance.

Essa solução funciona da seguinte forma: o cliente tem sua base própria, e utiliza o serviço de envio normalmente. Porém, ao invés de pagar por cada email enviado, ele paga somente quando a pessoa realmente recebe e abre o email. Se o envio vai para a caixa de spam ou para um email errado, o cliente não paga nada. Isso coloca do mesmo lado o fornecedor do serviço de disparo de email e o cliente. Ambos trabalhando de forma conjunta para garantir uma maior taxa de entrega.

Como eu dizia, hoje existem dois modelos de envio por performance no mercado: um em que o cliente paga quando o destinatário abre o email e outro onde se paga apenas quando o usuário abre e clica, indo para o site.

São modelos novos e que não só garantem uma parceria positiva, mas caem como uma luva para clientes de e-commerce ou de compras coletivas, que já perceberam que precisam um enorme volume de emails quase que diariamente. Afinal, se o usuário recebeu uma promoção, abriu o email e clicou no link para o site, a probabilidade desse usuário comprar o produto é muito alta. E é só nesse caso em que o cliente vai pagar para o prestador de serviço de envio de email.

Novidades como essa continuam oxigenando essa forma poderosa de se fazer marketing. Nadando contra as previsões, o email marketing continua sendo o melhor ROI (retorno por investimento).

Luiz Augusto Barros é VP de Inovação da Media Factory, empresa de marketing digital e uma das pioneiras no conceito de marketing de performance.

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