terça-feira, 4 de outubro de 2011

O impacto da nova timeline do Facebook

Tudo está sendo empacotado no que chamam de versão 8 do Facebook, ou f8, e deverá estar disponível em menos de um mês para todos os usuários.

Por Marcelo Abrileri, www.administradores.com.br

O mundo presenciou na semana passada alguns novos lançamentos do Facebook e, dentre eles, um novo conceito, a Timeline, que significa Linha do Tempo. Tudo está sendo empacotado no que chamam de versão 8 do Facebook, ou f8, e deverá estar disponível em menos de um mês para todos os usuários.

Mas antes de falar desta, que promete ser uma revolução, e de outras coisas que o Zuckeberg andou preparando para nós, vou dar alguns passos para trás e me permitir uma breve análise do momento em que a espécie humana se encontra.

Muitas vezes ouço alguém dizendo que estamos criando uma sociedade de alienados, de seres superficiais e não pensantes, além de estarmos criando também uma sociedade problemática em relacionamentos, porque agora esses relacionamentos acontecem por meio de uma tela de computador.

Será mesmo?
Quem é mais velho comenta que, quando surgiu a calculadora, muitos disseram que os filhos iriam ficar burros, porque não iriam mais saber fazer conta de cabeça. Isso aconteceu? Lógico que não! O fato é que o exercício mental agora é feito com outras coisas. O mesmo acontece com as novidades que a Internet traz.

Eu me lembro, quando era jovem, de quantos colegas de classe que não faziam o trabalho de escola, mas copiavam de outros. No entanto, sempre houve aqueles que realmente se debruçavam no assunto, gastavam tempo e faziam o trabalho. Concordam comigo que o tempo que este bom aluno despendia antes com procuras em bibliotecas, em livros e índices ficou hoje mais otimizado, e ele agora pode economizar esse tempo de procura e ir direto ao assunto?

Sem contar que, pela Internet, ele corre menos risco de encontrar informação desatualizada. E mais, hoje ele não pesquisa em um lugar só apenas, mas em vários, e pode comparar o que foi dito entre várias fontes, encontrando não somente textos, mas às vezes vídeos, apresentações, infográficos e várias outras formas de absorver a informação.

E no que diz respeito ao relacionamento humano? Será que a Internet está dificultando ou complicando este ponto? Do meu ponto de vista, também não. Quando era criança, tinha alguns amigos que viviam em casa, grudados na televisão. Naquela época eles não tinham outra forma de se relacionarem, senão na presença das demais pessoas. Hoje percebo que essas pessoas continuam existindo. Preferem ficar reclusas, mas diferentemente de antes, agora se relacionam muito mais por mídias sociais, blogs, MSN, SMS e várias outras formas de comunicação que o mundo moderno trouxe.

A comunicação gera troca de experiências e ideias, e isso é fundamental para o desenvolvimento humano. Hoje, a principal ferramenta que permite essa troca de experiências é o Facebook, onde as pessoas já podem compartilhar o que desejam, acompanhar o que outros escrevem, curtir, recompartilhar, dentre outras coisas. E se tudo isso já é bem legal, a nova versão do Facebook promete turbinar ainda mais essa interação e troca de experiências.

A partir da chamada f8, você vai poder dizer de uma maneira mais agradável e fácil o que está lendo, assistindo, comendo, fazendo, ouvindo e qualquer outra coisa do gênero.

Com essas novas ferramentas, o Facebook agrega vários outros serviços já conhecidos por nós, tais como o Twitter, Foursquare, Gowalla, Tunerfish, entre outros aplicativos similares, com a vantagem de que agora você tem todos os seus amigos reunidos numa mesma plataforma.

Já sobre a Timeline, ela é uma forma de organizar suas informações no tempo, sejam fotos, posts, artigos, momentos de vida, ainda com a possibilidade de mesclá-la com a de seus amigos, gerando um grande cadastro de informações organizadas sobre sua vida. No entanto, isso, embora seja simples, é algo realmente grandioso quando pensamos que ocorre numa plataforma onde se encontram quase 15% de todas as pessoas do mundo.

Eu já até vejo muitas pessoas arrumando seus passados na Timeline do Facebook, colocando fotos de quando eram crianças, momentos importantes como a formatura, o casamento, o nascimento dos filhos, a compra do primeiro carro, do primeiro imóvel, as viagens, enfim. Mas vejo também muitos relutando em fazer isso. Porém, depois de um tempo, quando perceberem que todo mundo aderiu à onda, acabarão concordando também.

Por falar em fotos, não sei se você sabia, mas o Facebook já é o maior repositório de fotos do mundo, muito maior do que o Flickr. O Facebook tem algo como 140 bilhões de fotos armazenadas, ou seja, 10 mil vezes mais que a quantidade de fotos da Biblioteca do Congresso nos EUA, tida como o maior acervo de fotos impressas do mundo!

De acordo com o site 1000memories, foram tirados mais de 3,5 trilhões de fotos ao longo dos 200 anos de história da fotografia. Se isso realmente procede, o Facebook armazena mais de 140 bilhões delas, o que significa cerca de 4% de todas as fotos tiradas até hoje no mundo. Uma marca realmente expressiva.

No entanto, agora com a Timeline, tudo indica que esta marca irá crescer ainda mais, e a casa do bilhão vai ficar pequena, pois alguém duvida que todo mundo vai encher seu perfil com fotos que até então não havia colocado?

Mas perceba uma coisa: no início, todos vão colocar as fotos que têm em mãos e organizar seu passado. Porém, perceba que agora, com a Timeline, você construirá um histórico da sua vida e poderá, no futuro, olhar para trás e rever o que disse, o que postou, o que curtiu, as fotos que tirou, tudo arrumado na linha do tempo.

Nossa, tudo isso não é informação demais?!
Sim, claro que é. Mas, pelo menos, parece que agora todas elas estarão mais organizadas, numa Timeline.

Bom proveito!

Marcelo Abrileri - é presidente do MOL, agência focada em ações de marketing na Internet, com experiência de 16 anos em assuntos da web.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo