terça-feira, 18 de outubro de 2011

O que realmente pode mudar com o Windows 8

Claramente, a Microsoft pretende fazer com que os usuários guardem suas informações na nuvem e, muito em breve, bastará você efetuar logon em uma máquina com este sistema e ela já estará inteiramente personalizada ao seu gosto.

Por Redação, www.administradores.com.br

Não sei se posso mais me considerar um "hard user". Parece que hoje esta expressão denomina melhor essa geração que utiliza o computador para acordar, dormir e todo o resto, do que aqueles que são entusiastas e utilizam o PC como ferramenta de trabalho.

Não é nenhuma novidade que a tecnologia está cada vez mais complexa para os experientes e extremamente clara e linear para os novatos. A verdade é que a velocidade com que as tecnologias estão evoluindo está muito mais rápida do que já imaginávamos que poderia ficar.

A Microsoft liberou a pouco uma versão chamada "Development preview" (ou versão do desenvolvedor) de seu poderoso sistema operacional Windows 8. Não entendi ao certo o motivo para criação desta expectativa no usuário final.

Anteriormente, quando os usuários tinham acesso a uma versão "Beta" ou de testes, era selecionado um público restrito e não saiam por aí distribuindo cópias para obter milhares de opiniões que não poderiam ser processadas. Principalmente neste momento em que acabaram de anunciar que finalmente o número de usuários do Windows 7 acabou de superar os de Windows XP.

Se isso vai incentivar os usuários a adotarem o Windows 7 ou esperar a nova versão do Windows 8, não sei dizer, mas que as esperanças para continuidade do Windows 7 acabam por aqui acabam. Mas como disse o presidente da divisão do Windows e Windows Live, Steven Sinofsky, na Microsoft eles não ficam apenas empolgados, eles ficam superempolgados.

Embarcando nesta empolgação, e aproveitando os grandes benefícios da virtualização, consegui fazer a instalação do Windows 8. Em poucos minutos, e antes mesmo de pedir qualquer configuração adicional, o sistema mostra uma interface para você fazer logon em uma conta do Windows Live e, a partir daí, já coloca sua foto no perfil de logon do usuário.

Claramente, a Microsoft pretende fazer com que os usuários guardem suas informações na nuvem e, muito em breve, bastará você efetuar logon em uma máquina com este sistema e ela já estará inteiramente personalizada ao seu gosto, com suas preferências de cores, papel de parede, músicas, filmes, atalhos, discos virtuais etc.

Mas a grande novidade está na mudança radical do famoso botão Iniciar, que, pela primeira vez, ao ser clicado não listará em um menu lateral os programas que você tem instalados e sim trará a tona a nova interface denominada METRO. Assim, ao efetuar logon, esta tela já vem preenchida com uma série de molduras lado a lado, com diferentes desenhos e tamanhos, algumas até dinâmicas, trazendo informações variadas. Parece uma cortina que sobrepõe ao antigo desktop, onde ficavam pairando os ícones.

Essa mudança é importantíssima para o Windows neste momento, já que o sistema deverá funcionar em desktops, tablets e celulares, e a Microsoft está perdendo significativamente para a Apple e para o Google, com os sistemas iOS e Android, e é aqui que está o grande motivo para não perderem tempo em lançar o Windows 8.

O sistema parece ter incorporado uma interface dos novos videogames que entendem apenas os gestos das mãos e movimentos corporais, e está completamente preparado para funcionar apenas com o toque dos dedos. Os próprios desenvolvedores afirmam que depois de passar pela experiência de manusear o sistema via "touch screen" o usuário não vai mais gostar de utilizar mouse e teclado.

A verdade é que ainda é muito cedo para dizer sobre os rumos que esta versão irá tomar, apesar das mudanças significativas nos aplicativos de base, como Internet Explorer 10, acesso remoto e virtualização com hyper-V. Sabemos que a Microsoft sabe distinguir o mercado corporativo do usuário doméstico e algumas versões serão formatadas para cada tipo de usuário, resta mesmo saber se empolgação dos desenvolvedores de aplicativos para esta plataforma irá saciar o enorme apetite com que andam os usuários.

Humberto A. Izabela - possui 20 anos de experiência na área de tecnologia da informação, sendo dez deles focados na informatização de pequena e médias empresas. Criador do software Empresário, trabalhou na informatização, consultoria e suporte para mais de 30 mil empresas junto com o SEBRAE-SP, MG e PR e também com a Federação do Comércio de São Paulo. Atualmente, é diretor da Promisys Soluções em Informática – produtora do Software de gestão ERP EASINESS é também Especialistas para pequenas e médias empresas pela Microsoft e Silver Solution Advisor pela Citrix.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo