segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O que é e como funciona uma fábrica de software

Apesar da expressão 'fábrica', o processo de criação de uma ferramenta é bem complexo.

Por Eduardo Aguilar, www.administradores.com.br

A expressão software factory – fábrica de software em inglês – foi usada pela primeira vez na década de 60. Popularizada apenas nos anos 90, define basicamente a ideia de aplicar conceitos da indústria em geral em ambientes de desenvolvimento de software, de forma a aumentar a produtividade e diminuir prazos e custos, tornando o processo mais independente do fator humano.

Apesar da expressão 'fábrica', o processo de criação de uma ferramenta é bem complexo. A fábrica de software cria um produto sob medida para cada cliente e utiliza em suas operações indicadores de qualidade e de produtividade em cada etapa do ciclo de desenvolvimento.

Alguns fatores contribuíram para o crescimento deste serviço, que surgiu para atender novas necessidades do mercado de TI. Entre estes estão a consolidação das técnicas de engenharia de software, o refinamento dos ambientes de desenvolvimento, a alta competitividade do mercado, o aumento da demanda por software e a tendência à terceirização de serviços.

Grandes empresas de TI têm suas próprias fábricas de software, no entanto o mais comum é que este serviço seja terceirizado. Com um mercado consumidor de TI cada vez mais exigente quanto aos aspectos de produtividade, custo e qualidade, as organizações fornecedoras têm procurado se transformar buscando um novo modelo, que supra com eficiência estas necessidades.

Entre os serviços prestados por uma fábrica de software estão o desenvolvimento de sistemas ou módulos, integração de aplicativos, manutenção de programas, incorporação de novas tecnologias, conversão de aplicativos para ambiente web, melhorias de performance e desenvolvimento de web services.

Como é a fábrica que realiza todo o processo, a empresa não precisa se preocupar com infraestrutura, nem de software e nem de hardware, não é necessário disponibilizar espaço e nem profissionais para realizar o serviço, o investimento é pré-definido, portanto não há custos extras ao longo do projeto, e tudo isso com o estabelecimento de um prazo de entrega. Esse é o grande diferencial da fábrica, o cliente não se preocupa com a gestão, apenas solicita o software.

Cada empresa tem uma necessidade específica, mas muitos processos são semelhantes. Por isso, uma fábrica que tenha diversos objetos que possam ser montados de acordo com as particularidades de cada empresa consegue entregar o pedido com maior rapidez. Além disso, como cada componente já foi testado diversas vezes, o resultado é em um produto final com melhor qualidade e custo reduzido.

Para ter um funcionamento adequado, há a necessidade de dividir a fábrica em alguns setores: de atendimento aos clientes, que negocia e especifica as necessidades da área usuária; de planejamento e controle da produção, que faz a alocação dos recursos, estabelece os prazos de desenvolvimento e a definição dos objetos a serem utilizados ou desenvolvidos; de produção, que faz a montagem da aplicação; e de qualidade e garantia, que verifica se o produto final atende as especificações exigidas.

Além de ter esses setores funcionando em conformidade é fundamental para o sucesso de uma fábrica de software é o gerenciamento dos recursos humanos e metodologia de trabalho.

Eduardo Aguilar é gerente comercial da SEND Informática, empresa especializada em ERP, Alocação de Profissionais e Fábrica de Software.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo