terça-feira, 18 de outubro de 2011

Enem: 5 milhões farão prova neste fim de semana

Estudantes das regiões Norte e Nordeste devem ficar atentos ao horário de verão, em vigor desde o último domingo (16).

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) irá acontecer neste sábado (22) e domingo (23), com a adesão de aproximadamente 5,3 milhões de estudantes. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), o Exame será aplicado e monitorado por cerca de 400 mil voluntários em todo o país.

O Enem foi concebido para avaliar a qualidade do ensino médio no país, mas atualmente é a porta de entrada para 59 universidades públicas federais que aceitam a nota do concurso, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para o ingresso dos candidatos. Além disso, a concessão de bolsas de estudo parciais e totais do ProUni e o acesso ao Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies) também são feitos a partir da nota obtida no exame.

O Ministério da Educação criou um hotsite (http://www.enem.inep.gov.br) onde os candidatos podem tirar diversas dúvidas acerca da realização das provas, locais, cartões de inscrição, documentos para apresentação, dentre outras informações.

Os estudantes das regiões Norte e Nordeste do Brasil, regiões que não estão sujeitas ao horário de verão, devem ficar bem atentos ao horário de realização das provas. De acordo com o Ministério, os portões serão fechados às 13h no horário de Brasília, recomendando-se que o aluno chegue ao local com uma hora de antecedência. Dessa maneira, a prova nessas regiões deve começar ao meio-dia, e o candidato deve comparecer ao local da prova às 11h para evitar imprevistos.

Documentos
Durante a realização dos exames, os fiscais devem exigir um documento de identificação com foto. Em caso de perda ou extravio, o candidato deve apresentar o boletim de ocorrência datado de até 90 dias antes do primeiro dia de realização do exame. Segundo o MEC, são aceitos apenas os originais dos seguintes documentos:

- Cédula de Identidade ou RG, emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;

Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros;

- Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação;

- Carteira de trabalho e Previdência Social;

- Certificado de Reservista;

- Passaporte;

- Carteira Nacional de Habilitação com foto.

Cartão de inscrição
Uma das dúvidas mais angustiantes de alguns candidatos (principalmente por conta da greve dos Correios) é o recebimento do cartão de confirmação da inscrição, que contém todas as informações necessárias ao candidato, como número da inscrição, data, hora e local. O prazo máximo para o envio, por parte da organização do exame, é o dia 14 de outubro. O cartão também pode ser consultado e impresso na página do Inep.

Material
Esqueça as outras cores, a caneta para fazer a prova do Enem deve ser exclusivamente esferográfica preta feita de material transparente. Se o candidato marcar o cartão-resposta com outra cor, a máquina leitora pode não reconhecer a marcação e anular a prova do aluno, um risco que é desnecessário correr.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo