quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Executivos e líderes lamentam morte de Steve Jobs

Amigos, rivais, concorrentes, colegas e até inimigos... todos lamentaram publicamente a morte de um dos maiores empreendedores do mundo da tecnologia.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Executivos, chairmen, líderes de Estado e outras personalidades publicaram notas de pesar lamentando a morte do fundador da Apple, Steve Jobs, que morreu aos 56 anos na última quarta-feira (5). Considerado uma das pessoas mais influentes e inovadoras do mundo da tecnologia, o empreendedor, que sofria de câncer há 7 anos, deixou um legado para várias gerações de novos líderes.

Apple
A notícia em primeira mão foi divulgada pela própria Apple em seu site. A empresa criou o e-mail rememberingsteve@apple.com para que os seguidores fiéis da marca possam enviar suas mensagens de condolência, pensamentos e memórias. "A Apple perdeu um gênio visionário e criativo, e o mundo perdeu um ser humano", divulgou.

Steve Wozniak
Cofundador da Apple e amigo pessoal de Steve Jobs, embora as divergências o tenham afastado da empresa, Steve Wozniak deu uma entrevista à CNN por telefone, extremamente abalado com a morte do colega. "É como se... como se um grande buraco tivesse sobrado em você, é muito difícil voltar atrás e refletir sobre todos aqueles sentimentos, o que eles significam. Todos sabem o que ele fez, quanta vida ele trouxe ao mundo. Se ele tivesse uma meta... com certeza ele superou em muito qualquer objetivo que tivesse", disse o engenheiro.

Zuckerberg e Saverin
O cabeça do Facebook publicou uma nota em seu mural na própria rede social, agradecendo a Jobs. "Steve, obrigado por ter sido um mentor e um amigo. Obrigado por mostrar que o que você constrói pode mudar o mundo. Sentiremos a sua falta". Eduardo Saverin, considerado o cofundador da rede social e uma personalidade influente no Facebook, também publicou em seu mural: "Brilhante visionário, cuja contribuição para o mundo será lembrada para sempre e irá inspirar muitos outros nos anos vindouros".

Bill Gates
O fundador de uma das principais rivais da Apple, Bill Gates publicou nota onde considera Jobs como um colega, competidor e amigo. "O mundo raramente vê alguém que tenha o impacto profundo que Steve teve, os efeitos disso serão sentidos por muitas gerações. Para aqueles entre nós que tiveram a sorte de trabalhar com ele, foi uma honra muito grande. Sentirei falta de Steve imensamente".

Barack Obama
O presidente dos Estados Unidos se pronunciou a respeito do falecimento de Jobs afirmando que ele está "entre os maiores inovadores norte-americanos. Ele transformou nossas vidas, redefiniu indústrias inteiras e conseguiu uma das maiores proezas na história da humanidade: mudou o modo como vemos o mundo. Ele foi ousado o suficiente para acreditar que mudaria o mundo e talentoso o suficiente para fazê-lo". No Twitter, o presidente publicou um posto à parte de sua declaração oficial. "Não pode haver maior tributo para o sucesso de Steve ao fato de que grande parte do mundo sabia sobre sua morte em um dispositivo que ele inventou", lembra.

Sony
O presidente executivo Haward String reafirmou a questão do legado de Jobs para as geraçẽos posteriores: "A era digital perdeu a sua estrela, ams a invenção e criatividade de Steve vão continuar a inspirar as gerações de sonhadores e pensadores", disse. A Sony é concorrente direta da Apple.

Samsung
O executivo norte-coreano G. S. Choi foi sucinto em suas condolências a Steve Jobs, e destacou que "Steve Jobs introduziu inúmeras mudanças revolucionárias na indústria de tecnologia da informação e foi um grande empreendedor. Seu espírito inovador e suas realizações notáveis serão sempre lembrados pelas pessoas ao redor do mundo". A Samsung Electronics enfrenta uma perseguição implacável da Apple nos tribunais de todo o mundo por utilização indevida de patentes da Apple em smartphones e tablets.

Google
Eric Schimidt, que deixou o posto de CEO da Google no começo do ano, já fez parte do Conselho de Administração da Apple, cargo que deixou devido a conflitos de interesses. O executivo lembrou que "de maneira única ele combinou um toque de artista com uma visão de engenheiro para erguer uma companhia extraordinária, é um dos maiores líderes da história dos EUA".

Nesta quinta-feira (6), hashtags relacionadas a Steve Jobs, como #thankyousteve, #iSad, Stay Hungry (em referência a uma de suas citações mais conhecidas) e #SteveJobs estão entre as mais utilizadas nos posts no Brasil e no mundo. O Google não desenhou nenhum doodle (ainda), mas publicou um tributo a Steve Jobs em sua página inicial, com o nome do executivo linkado ao site da Apple e as datas de nascimento e morte do empreendedor.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo