segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Saúde no trabalho: adote uma postura simples e observe as mudanças

Maiores problemas no ambiente profissional estão ligados ao sedentarismo, estresse e alimentação; veja o que fazer.

Infomoney

No ambiente de trabalho, além de lidar com chefes, mostrar resultados, cumprir horários e atingir metas os profissionais precisam tomar atenção redobrada com a saúde, já que é este o elemento fundamental que permite que tudo aconteça.

Estudos que tentam entender os gargalos relacionados à qualidade de vida no ambiente profissional já indicaram os principais focos de problemas: sedentarismo, estresse e alimentação. Com esse quadro formado, o diretor médico da Omint, Caio Soares, ainda ressalta que esses também são os três elementos que acentuam as doenças crônicas.

Na prática, as doenças crônicas podem ser geradas por fatores genéticos ou ambientais. Infelizmente não há muito que possamos fazer no sentido de lutar contra os fatores genéticos, mas, por outro lado, podemos interferir, e muito, contra os fatores ambientais.

Alimente-se melhor
Quando o assunto é alimentação, uma dica simples e, o mais importante, acessível a qualquer profissional, é adicionar duas porções de frutas durante o dia. Soares explica que o funcionário não precisa se preocupar em escolher cada dia uma fruta diferente, nem em ter um horário determinado para consumir esse alimento. O conselho é: simplesmente coma.

Muitas pessoas, na ânsia de mudar de vida e de conquistar uma alimentação impecável elaboram cardápios complexos e, também, impossíveis, que em menos de uma semana serão fatalmente descartados. O conselho de Soares é que as pessoas “comecem com coisas mais simples, mais acessíveis”.

Introduzir duas porções de frutas por dia na sua alimentação trará benefícios nutricionais, melhorando o funcionamento do aparelho digestivo e atuando positivamente contra o colesterol. Falando em colesterol, é bom saber que esse é o principal causador das doenças cardiovasculares e, se quiser combatê-lo desde já, reduza o consumo de manteiga e margarina.

Ainda falando de alimentação, ingerir água continua entre os conselhos dos especialistas em saúde. Para quem não tem o costume, Soares sugere que se crie o “momento da água”. Na prática, o colaborador pode tomar um copo ao chegar à empresa, um antes de sair para o almoço e outro antes de ir embora. É algo simples que “ajuda organismo a funcionar melhor, aumenta o metabolismo e limpa o corpo”, explica.

Pense simples
Quando o assunto é qualidade de vida, alimentação saudável e prática de exercício físico, talvez o melhor conselho que os profissionais podem levar para o ambiente de trabalho é: pense simples. Isso quer dizer que não é preciso virar um atleta, nem se consultar com um nutricionista para ter uma vida saudável.

O sedentarismo, por exemplo, é um mal que afeta boa parte dos profissionais, mas, por outro lado, simples 30 minutos por dia de caminhada pode resolver esse problema. Na prática de esportes, os funcionários também podem formar grupos e transformar essa atividade em um evento. Soares lembra que se exercitar em grupos é altamente motivacional.

"O esporte é benéfico também na luta contra os efeitos do estresse", explica Soares. O que acontece é que não é possível se livrar das cobranças no trabalho, mas ao se exercitar ocorre um efeito em cadeia, ou seja, o profissional emagrece, dorme melhor, come melhor e reduz os efeitos danosos do estresse.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo