segunda-feira, 6 de junho de 2011

Como fortalecer minha rede de contatos sem ter acesso à internet?

Embora seja difícil, essa questão não é impossível de ser resolvida, de acordo com especialistas

Infomoney

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Sim! Todos já cansaram de ouvir que a internet é o principal espaço de interatividade e contatos do mundo. Que lá qualquer pessoa pode conhecer alguém e, a partir daí, criar um relacionamento. Mas e quem não tem acesso à web, por exemplo, como fazer para alavancar o networking?

Embora seja difícil, essa questão não é impossível de ser resolvida. Para especialistas ouvidos pela InfoMoney, o telefone ainda é a melhor ferramenta para “tapar alguns buracos” na comunicação.

“A internet está aqui há apenas 21 anos. Como fazíamos antes da internet? Tínhamos o telefone, os endereços e as correspondências. Hoje, aliás, as pessoas são encontradas facilmente pelo telefone”, afirma o Coach da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Jonas Tokarski.

Rogério Sepa, consultor da DBM, alerta, contudo, para alguns excessos que podem ser cometidos em uma ligação. Segundo ele, as pessoas normalmente tendem a ligar somente quando precisam de algo, o que torna a chamada desagradável. Outro aspecto levantado por ele diz respeito àquela ligação sem propósito, em que o assunto não existe. "O contato telefônico deve ser feito com planejamento", diz.

Simpatia
Ambos os especialistas entendem que a simpatia e a presença ao vivo são os melhores caminhos para fomentar o "networking offline". Falar com as pessoas na sua rede, saber o que cada um está fazendo e, sobretudo, se colocar à disposição para qualquer tipo de atividade são algumas dicas passadas pelos dois.

Todo esse trabalho, entretanto, precisa ser traduzido em ação: marque um encontro com a outra pessoa, a fim de se aproximar ainda mais. "As pessoas podem marcar um almoço toda a semana com alguém não tão próximo da rede de contatos", explica Sepa. No caso de alguma impossibilidade para o encontro à tarde, aponta, troque-o pelo café-da-manhã.

Além desses passos, quem pretende incrementar o networking pode ainda se valer da intimidade criada ao longo dos anos com os amigos. De acordo com os especialistas, é bom perguntar sobre a rede de outras pessoas, pedir apresentação e indicação. O trabalho corpo a corpo é cansativo, mas rende frutos.

"Frequentando feiras, cursos, seminários, palestras e tendo em mãos um cartão personalizado com os contatos, as pessoas podem fortalecer e atualizar sua rede de contatos", pontua Tokarski. "A grande questão do networking é o desconhecimento. Muitas pessoas desconhecem como fazer essa prática. Muitos se limitam a enviar currículo, o que é muito pouco".

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo