sexta-feira, 17 de junho de 2011

Faculdades poderão contratar docentes sem pós-graduação, prevê Projeto de Lei

Para especialistas, medida tem impacto negativo para a educação brasileira e pode diminuir salários do setor

Infomoney

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Aprovado pela CE (Comissão de Educação, Cultura e Esporte) do Senado, o PLS (Projeto de Lei do Senado) 220/2010 permite que instituições públicas e privadas de Ensino Superior contratem profissionais com notório saber e docentes sem pós-graduação.

No caso das universidades públicas, a medida se restringe à contratação de professores temporários, já que o texto aprovado mantém a regra em vigor para a contratação permanente de docentes, prevendo que seja por concurso e que os candidatos sejam portadores de diploma de doutorado ou mestrado, conforme a complexidade da função.

Baixos salários
Atualmente, de acordo com pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho Online, o salário médio de professores de Ensino Superior em faculdades privadas no Brasil, independentemente de titulação, varia de R$ 1.478 (20 horas) a R$ 3.332 (40 horas).

Na opinião do professor da Faculdade de Educação do Departamento de Ciências Sociais e Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Salvador Antonio Meireles Sandoval, a medida, caso entre em vigor, trará salários mais baixos para professores com mestrado e doutorado, já que estes terão de disputar vagas com quem não tem tais qualificações.

“Acredito que muitas instituições privadas podem optar pela contratação de profissionais apenas com graduação e especialização para diminuir os custos. Dessa forma, professores mais qualificados terão que estar dispostos a ganhar menos para conseguir uma colocação no mercado”, avalia.

Sandoval diz ainda que a medida é um grande retrocesso para a educação brasileira, na medida que irá distanciar, em termos de qualidade, as faculdades públicas e privadas comunitárias (como as PUCs) das particulares.

Pesquisa deficiente
A vice-coordenadora do programa de Pós-Graduação de Educação: currículo, da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Branca Jurema Ponce, concorda que a medida traz impacto negativo para a educação superior brasileira.

Assim como Sandoval, ela acredita que os salários podem cair, e, além disso, prevê queda na qualidade e formação de pesquisadores no Brasil.

“As universidades têm três frentes de trabalho: ensino, pesquisa e extensão (...) Com a medida, a realização de pesquisa no Brasil ficará muito prejudicada”, observa.

Por outro lado, no que diz respeito aos profissionais com notório saber, Branca ressalta que eles já fazem parte do quadro de profissionais de muitas boas instituições e contribuem de forma positiva para a formação dos jovens brasileiros.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo