terça-feira, 21 de junho de 2011

Qualificação é essencial para ampliar competitividade

Tema está sendo discutido em Fortaleza, na XI Conferência Anpei de Inovação Tecnológica

Por Tecris de Souza, Agência Sebrae de Notícias

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Cerca de US$ 200 bilhões foram investidos globalmente no Brasil no ano passando, porém, nem todo o conhecimento gerado ou aplicado ficou no país e várias são as oportunidades geradas por esses grandes investimentos. O argumento foi apresentado pela gerente de Indústria do Sebrae, Kelly Cristina Sanches, para justificar a necessidade de maior qualificação das pequenas empresas de modo a aumentar a produtividade, a eficiência e a competitividade brasileira, no processo de encadeamento produtivo em toda cadeia de valor de uma grande empresa.

O tema está em foco no Workshop Sebrae, que antecipa nesta manhã de segunda-feira (20) as atividades do XI Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, em Fortaleza (CE).

Segundo ela, o Sebrae atua nessa área desde a década de 90 e hoje a experiência iniciada com a Petrobras já evoluiu para parcerias também com a Gerdau e a Vale. O Sebrae saiu do foco mais direcionado à melhoria da gestão visando à qualificação de fornecedores para uma abordagem ampliada, que envolve redes de aprendizagem, acesso das micro e pequenas empresas ao mercado, inteligência competitiva. Hoje, ponderou, nas políticas corporativas das grandes empresas em toda sua cadeia de valor a inovação é tema central. E o Sebrae dispõe de soluções, como os programas Sebraetec e Sebrae Mais, a partir da identificação de oportunidades advindas desses grandes investimentos.

O diretor-técnico do Sebre no Ceará, Alci Porto, que também participou da abertura do workshop, destacou que a inovação é um estímulo à competitividade e o Ceará já começa a se despertar também para a cadeia do segmento do turismo. "Há empresas de transporte preocupadas com a qualidade da hospedagem oferecida pelas cidades para seus passageiros", exemplificou, ao lembrar que os pequenos negócios têm papel fundamental nesse universo de oportunidades oferecidas pelo país. Por isso, é importante o exercício da criatividade para impulsionar a competitividade das pequenas empresas. "Esse trabalho é irradiado pelo Sebrae em todo o país e traz subsídios a outras cadeias produtivas", disse Porto.

O superintendente da tecnologia da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Carlos Camerini, destacou que geralmente na academia procura-se algo novo, embora algumas coisas já existam no mercado nacional. Citou como exemplo a experiência de identificar fornecedores para equipamentos e peças de navios, cada um com 875 itens, que foram separados em 16 lotes. Nos workshops realizados para identificar fornecedores no mercado interno, ficou evidente que muitos empresários presentes já dispunham de conhecimento sobre produtos que eram importados, já produziam similares e, em alguns casos, já conseguiam um grau mais elevado de eficiência. "Então, há oportunidades para novos processos, produtos, bens e serviços, melhoria incremental, entre outras formas de inovação", disse.

"Quando falar em inovar é preciso lembrar do verbo lucrar lá na frente", assinalou Camerini, para quem por mais incremental que sejam os processos a ajuda de institutos tecnológicos é fundamental. Conforme o superintendente da Onip, é preciso ter consciência de que o empresário não precisa necessariamente de inovação, mas de melhorias nos processos já existentes ou assistência naquilo que ele quer imitar e, com isso, recriar.

Cerca de 500 empresários, estudantes e representantes de instituições de ensino e pesquisa, dirigentes, gestores e técnicos do Sebrae participam do workshop que a instituição realiza para debater soluções e oportunidades aos pequenos negócios nos processos de encadeamento produtivo. Em foco também as lacunas e desafios colocados para as instituições parceiras, experiências exitosas e as perspectivas que grandes empresas oferecem no aperfeiçoamento de suas cadeias de valores nos próximos anos.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo