terça-feira, 21 de junho de 2011

Impostos x Serviços: Brasil tem a pior relação, aponta estudo

A diferença entre a arrecadação tributária e o retorno em forma de serviços públicos é inferior à dos países vizinhos

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

O brasileiro é o cidadão que tem os piores serviços públicos em proporção aos impostos que paga. É o que sugere o "Estudo sobre Carga Tributária/PIB x IDH", realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que relaciona informações de 30 países com maior arrecadação tributária do mundo em relação ao retorno de benefícios à população.

O estudo, que comparou informações de 30 países, utilizou dados referentes à Carga Tributária atualizados em 2009 pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), conforme atualização da Organização das Nações Unidas (ONU) até 2010.

Estados Unidos, Japão e Irlanda estão no topo do ranking dos países que melhor aplicam os tributos em qualidade de vida aos cidadãos. O Brasil ocupa a última posição (30º lugar), indicando que países vizinhos como Uruguai e Argentina, que estão na 13ª e 16ª posições, respectivamente, fazem melhor uso dos impostos arrecadados dos contribuintes.

Para se obter o resultado, foi elaborado o Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade (IRBES). Quanto maior o valor do indicador, melhor é o retorno dos tributos arrecadados à população.

 "O resultado deste estudo vem corroborar a posição do IBPT, desde a sua criação há 19 anos, apontando que a alta carga tributária do País, vem historicamente contrastando com um péssimo e ineficiente serviço público, em áreas vitais como educação, saúde, transporte, segurança, saneamento básico e outras, quando deveriam ser recursos arrecadados para o bem estar da população", comenta o presidente do IBPT, João Eloi Olenike.

Confira o ranking completo: 

*Carga Tributária
(OCDE 2009)
**Índice de Desenvolvimento Humano (IDH 2010)
Fonte: Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT)


Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo