sábado, 4 de junho de 2011

Compras coletivas, atendimento individual

Que os sites de compra coletivas são uma febre, já temos certeza. Que é uma delícia aproveitar os descontos, não há qualquer dúvida. Eles vieram para ficar.

Por Débora Martins

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Que os sites de compra coletivas são uma febre, já temos certeza. Que é uma delícia aproveitar os descontos, não há qualquer dúvida. Eles vieram para ficar. Além de práticos e tentadores estão em todos os lugares, principalmente nas redes sociais, estimulando os consumidores a saírem de suas casas e gastar, gastar, gastar...

Que bom. Viva as novas tecnologias! Viva a pizza via BlackBerry®!

Pois é, mas será que os estabelecimentos credenciados estão preparados para atender esse consumidor mais "econômico" e exigente?

O sistema, de modo geral, atrai os consumidores pela oferta. Entretanto, manter e fidelizar o cliente é tarefa de cada estabelecimento. Afinal, o cliente comprou algo na promoção coletiva, mas a continuidade de seu consumo destro de qualquer estabelecimento é uma opção individual.

Agora entra a criatividade e capacidade do comerciante em fazer Up-Selling e Cross-Selling, ou seja, aplicar os conceitos indispensáveis de marketing para qualquer empresa, seja de produtos ou serviços. Trocando em miúdos, realizar ofertas com valor agregado e opções de compra vantajosas para ambos.


Para isto é preciso treinamento, não é verdade?

Postura ética e profissional, informação precisa e rápida, ou seja, profissionais antenados com as novas tecnologias, linguagem de redes e flexibilidade para saber lidar com as informações de ultima hora. Falei de jogo de cintura? Item fundamental.

Após 20 anos de Código de Defesa do Consumidor o mundo se tornou online e já passou da hora de pensarmos offline, não é verdade? Agora o "boca a boca" é digital e cada vez mais poderoso. Sai na frente quem domina, incrementa e recebe de braços abertos as mudanças by século 21.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo