domingo, 5 de junho de 2011

Tráfego global na Internet deve quadruplicar em 2015

Número deve ser equivalente ao dobro da população mundial no mesmo período

Por Redação, www.administradores.com.br

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

De acordo com um levantamento realizado pela companhia norte-americana Cisco, o número de dispositivos conectados à internet será superior a 15 bilhões, o dobro da população mundial no mesmo período. Na quinta Previsão do Cisco® Visual Networking Index anual lançada ontem (1º), a empresa também afirmou que a quantidade total de tráfego global via Internet quadruplicará em 2015 e atingirá 966 exabytes por ano.

O aumento projetado do tráfego apenas entre 2014 e 2015 é de 200 exabytes, o que é maior do que a quantidade total do tráfego Internet Protocol gerado mundialmente em 2010. Prestes a atingir 1 zettabyte, que equivale a um sextilhão de bytes ou a um trilhão de gigabytes em 2015, o crescimento do tráfego IP global é impulsionado por quatro fatores determinantes, de acordo com a Cisco:

Um número maior de dispositivos: A proliferação de tablets, celulares, dispositivos conectados e outras máquinas inteligentes está elevando a demanda pela conectividade. Em 2015, haverá praticamente 15 bilhões de conexões em rede via dispositivos, incluindo entre as máquinas, e mais de duas conexões por pessoa no mundo.

Mais usuários da Internet: Em 2015, haverá cerca de 3 bilhões de usuários da Internet, que equivale a mais de 40% da população mundial projetada.

Velocidade mais rápida da banda larga: Espera-se que a velocidade média fixa da banda larga quadruplique, passando de 7 megabits por segundo em 2010 para 28 Mbps em 2015. A velocidade média da banda larga já foi duplicada no ano passado, saltando de 3,5 Mbps para 7 Mbps.

Mais vídeos: Em 2015, 1 milhão de minutos de vídeo, o equivalente a 674 dias, cruzarão a Internet a cada segundo.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo