quarta-feira, 24 de agosto de 2011

"Árvore" de energia solar criada por menino de 13 anos é mais eficaz que painéis tradicionais


Garoto desenvolveu aparelho com base na observação da estrutura de árvores reais e a disposição das suas folhas para a captação da luz necessária à fotossíntese.

Por Redação, www.administradores.com.br

Foto: Geek/Reprodução
Um norte-americano de apenas 13 anos deu um importante passo para a ciência e já desperta o interesse de várias empresas interessadas em comercializar o seu invento. Após observar que a disposição das folhas das árvores obedece uma sequência chamada de Fibonacci – em que a cada número subsequente faz-se a soma dos dois anteriores para definir o próximo – ele construiu uma "árvore" para captação de energia solar que é mais eficaz que os painéis utilizados atualmente.

Segundo o garoto, a disposição das folhas nas árvores seguindo a sequência de Fibonacci se dá no sentido de otimizar o processo de fotossíntese, que utiliza a luz do sol para produzir alimento para as plantas. Nesse sentido, segundo ele, a disposição das placas artificiais de captação de luz em formato de árvore também pode ser mais eficiente para a geração de energia.

Com informações do Terra.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo