terça-feira, 30 de agosto de 2011

Entenda a importância dos applications na admissão em MBAs internacionais

Bons resultados no GMAT e TOEFL não são suficientes para garantir vagas em escolas top.

Por Redação, www.administradores.com.br

Além de bons resultados em testes como GMAT e TOEFL, os executivos interessados em cursar um MBA em uma universidade de renome fora do Brasil precisam completar um dossiê, composto de formulários e documentos, chamado Application. Esses são exigidos pelas escolas para que elas possam obter informações sobre o candidato e precisam ser enviados nas datas de deadline das rodadas de admissão, que geralmente são em outubro, janeiro e março, para início do programa em setembro do ano seguinte. São documentos que levam alguns meses para serem completados e revisados, pois o resultado final deve ser único e competitivo para o candidato ter chances reais de ser aceito em uma escola top.

Uma resposta ruim que jogue contra o perfil do candidato pode colocar tudo a perder. "Um application ruim não é compensado por um GMAT excelente. É para isto que existem os applications, para que o candidato seja avaliado por seus feitos e personalidade e não só por uma nota alta", explica Marcelo Ambrozio Ramos, Diretor da MBA House, escola preparatória para MBAs internacionais com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York e Lisboa.

O formulário de application consiste de um cadastro com os dados do candidato, currículo, histórico pessoal, profissional e acadêmico; e os essays, ensaios em inglês nos quais o candidato conta eventos que descrevem como é o seu processo de decisão, liderança, seu trabalho em equipe, ética e valores. Geralmente tem cerca de 30 páginas de extensão, sem contar os históricos acadêmicos.

"Os essays servem para o avaliador entender melhor como o candidato é como pessoa e como profissional", explica Marcelo. "É uma maneira qualitativa de avaliar, pois enquanto o GMAT ranqueia em termos de sua pontuação, os applications permitem ao Comitê de Admissões avaliar se tal candidato aproveitará o programa, se ele é uma pessoa motivada, engajada e líder em seu emprego ou comunidade", completa.

Dicas
- Não escrever o que se acredita que a escola espera ouvir;

- Nunca mentir ou exagerar feitos para tentar chamar a atenção das escolas. São pontos que, além de anti-éticos, são manjados pelos avaliadores e fazem todo o application perder seu valor.

- Ter sempre em mente que o avaliador lerá centenas de respostas a uma mesma pergunta e não haverá nada pior do que uma resposta morna;

- Uma boa resposta deve entreter o leitor, demonstrar liderança e profissionalismo. Com a ajuda de um bom consultor de admissão é possível acertar a dose;

- Erros de gramática crassos e facilmente corrigíveis são extremamente mal vistos, pois denotam falta de cuidado. No entanto, erros idiomáticos são até esperados de alguém que não seja nativo;

- Utilizar um especialista em consultoria de admissão é um caminho mais seguro nessa empreitada, principalmente para candidatos internacionais, pois eles têm pouca familiaridade com os processos das escolas de negócios;

- Um consultor não consegue recomendar um candidato para ser aceito em determinada escola, isso é anti-ético e impossível pois o processo de escolas top é cego, ou seja, o avaliador não tem acesso a dados pessoais do candidato.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo