segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Criador do Google AdSense diz que Facebook pode ter mesmo fim do MySpace

Segundo Jeffrey M. Stibel, os perigos que afetavam o MySpace (usuários predadores de usuários, spamers e várias solicitações indesejadas) afetam igualmente o Facebook.

Por Redação, www.administradores.com.br

Segundo Jeffrey M. Stibel, criador do Google AdSense (programa de gerenciamento de anúncios relevantes), o Facebook não está imune ao cabo de guerra da economia da Internet. Em sua análise, Stibel – que também é autor da obra Wired for Thought ("Conectado pelas Ideias", a ser lançado em breve pela DVS Editora) – adverte que o Facebook pode passar pelo mesmo processo que arruinou o MySpace - um aumento do uso, do tráfego e de usuários registrados, que era bem visto pelos donos da mídia social, mas que acabou causando problemas que frustrou usuários e destruindo a rede.

"Usuários são bombardeados a todo instante com pedidos de amizade de desconhecidos. Ocasionalmente, isso não faz mal a ninguém. Quem não fica satisfeito em saber que alguém quer ser seu amigo? Mas imagine receber esse tipo de solicitação inúmeras vezes por mês, por semana, por dia e até mesmo por hora. O valor de uma rede não aumenta de tamanho quando o tamanho da rede torna impossível a agregação de valor a partir dela", afirma Stibel.

A genialidade do Facebook reside justamente na sua abordagem rede de redes, que começou de forma controlada, mas cuja expansão não para. Na última contagem, o número de usuários passava de 500 milhões. Portanto, para Stibel, os perigos que afetavam o MySpace (usuários predadores de usuários, spamers e várias solicitações indesejadas) afetam igualmente o Facebook.

O autor é enfático ao alertar que cabe aos gerenciadores da Facebook fazer com que as conexões tenham valor e sejam minimamente seguras, protegendo os usuários de pessoas que entram no site em busca de dinheiro, crédito, ações fraudulentas ou sexo.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo