quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Jovens estão mais conscientes em relação à importância da educação

Ministro da SAE acredita que jovens começarão a pressionar governo no sentido de melhorar sistema educacional.

InfoMoney

O ministro da SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos), Moreira Franco, acredita que os jovens brasileiros estão mais conscientes em relação à necessidade de educação de qualidade no Brasil e ainda aposta que esta classe organizará mobilizações para cobrar do governo ações nesse sentido.

Franco pontuou que, nos últimos dez anos, com o avanço da desigualdade social observada no Brasil, os jovens da classe média desenvolveram uma percepção diferenciada quanto ao sistema educacional. Se antes eles achavam que o diploma era útil para melhorar seu reconhecimento, hoje eles entendem que é uma ferramenta para garantir um melhor posto de trabalho.

Consequências políticas
De acordo com a Agência SAE de Notícias, o ministro afirmou que os jovens utilizam muito mais de sua renda para se qualificar do que faziam antigamente. Isto, afirmou o ministro, é um reflexo claro da importância que os indivíduos estão dando à qualificação.

Ao contrário do que se pode pensar, o crescimento de escolas particulares, com o objetivo de qualificar e capacitar essas pessoas, está ocorrendo tanto nas áreas metropolitanas quanto na periferia.

O reflexo desse cenário será o início de uma onda de manifestações com objetivos políticos, no sentido de cobrar do governo qualidade da educação, aposta o ministro. A principal mudança na percepção dos jovens é reconhecer que os ativos mais valorizados no ambiente profissional são conhecimento, educação e qualificação.

Parceria
Moreira Franco fez suas considerações a respeito da mentalidade dos jovens ao participar, na segunda-feira (29), de um evento no Instituto Unibanco. O encontro teve como finalidade a assinatura de um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de estudo, projetos, pesquisas e avaliações com foco na educação, com ênfase nos jovens do Ensino Médio e público.

A ideia do acordo é unir esforços para gerar conhecimento que subsidie as propostas das políticas de programas sociais, de educação, de segurança e políticas para a juventude, com o objetivo de aumentar a capacitação e geração de emprego e renda da população posicionada abaixo da linha da pobreza.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo