quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Steve Jobs não é mais o CEO da Apple

Tim Cook, vice-presidente operacional da companhia, que substituiu Jobs nos períodos de licença, assume a função.

O venerado CEO da Apple, Steve Jobs, não estará mais no comando da companhia que fundou e ajudou a transformar em uma gigante. Em carta divulgada na noite desta quinta-feira (25), o executivo disse que "infelizmente", chegou o dia de deixar o cargo. Em 1985, Jobs já havia se afastado da presidência da empresa, retornando em 1997 com a missão de salvá-la do fracasso. O novo presidente será Tim Cook, vice-presidente operacional que já o vinha substituindo em seus períodos de licença médica.

Sob o comando de Steve Jobs, a Apple saiu da posição de quase falida e se transformou na maior empresa com capital aberto do mundo. A desenvolvedora de gadgets como iPad, iPhone e iPod tornou-se símbolo de inovação lançando no mercado produtos com tecnologia diferenciada, criando novas tendências e hábitos de consumo em todo o mundo.

Embora sua saída da direção da companhia não tenha sido justificada na carta, as especulações são de que os motivos estejam relacionados com os problemas de saúde que já o haviam colocado em licença nos últimos meses.

No mercado, a saída de Jobs derrubou as ações da Apple em 5,2%, mesmo elas não tendo sido negociadas nos instantes seguintes à divulgação do texto de despedida.

Leia a íntegra da carta de despedida de Jobs (em inglês).

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo