segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Internet: saiba como otimizar o uso do seu roteador e aproveitar o máximo da sua potência

A segurança também é um ponto que não deve ser menosprezado.

www.administradores.com.br

Quem nunca se reclamou da velocidade da internet que utiliza em casa ou na empresa? Pois bem. O problema pode não estar no serviço oferecido pelo provedor, mas no roteador. Ou melhor: na forma como ele é utilizado.

De acordo com Luiz Oliveira, diretor da Netgear, fabricante de soluções de conectividade, o ambiente onde se encontra o aparelho pode ser o responsável pela interferência. "Paredes grossas e até mesmo aquários atrapalham a propagação do sinal de radiofrequência", explica ele.

Outros fatores simples, como o posicionamento do equipamento, também devem ser considerados. Oliveira aconselha que é importante instalar o roteador conforme a especificação enviada pelo fabricante, pois a posição correta das antenas disponibiliza uma melhor propagação do sinal.

No caso da interferência causada por outros equipamentos eletrônicos, já existem roteadores com uma funcionalidade que permite que o canal de transmissão do equipamento busque uma faixa livre de radiofrequência, corrigindo assim o problema.

Nesse caso, sim, é a conexão
Alguns usuários também reclamam que por mais que o sinal do computador esteja excelente, a taxa de download de arquivos continua baixa. Porém, esse fator está mais relacionado à velocidade da conexão de acesso à internet do que com o aparelho em si. "Por mais que se tenha um roteador de última geração, não há como aumentar a velocidade do acesso a Internet com uma banda larga de 1MB, por exemplo", finaliza.

Um ponto importante é verificar se o aparelho está com alguma disfunção. Para isso, deve-se conectar o computador diretamente à Internet, sem o roteador. Se a conexão for estabelecida, o ideal é testá-la com o roteador e então repetir o teste em outro computador, para descartar a incompatibilidade entre os aparelhos.

Segurança
A segurança também é outro ponto que não deve ser menosprezado. O usuário não deve esquecer-se de configurar uma chave de segurança para que estranhos não acessem sua rede.

Luiz lembra que esta não é apenas uma questão de custo-benefício, uma vez que instituições como a Anatel consideram o compartilhamento gratuito da rede como oferta clandestina de serviços de telecomunicações. Quem tiver esse tipo de comportamento está sujeito à multa e até prisão.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo