segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Consciência como ferramenta para integração pessoal e realização profissional

A chave do sucesso está no profissional consciente, capacitado e estimulado a trabalhar pelo propósito da companhia.

Por Timothy Altaffer, www.administradores.com.br

Atualmente as novas diretrizes das grandes empresas enxergam que o investimento em práticas de capacitação e desenvolvimento humano são o diferencial para o crescimento de seus negócios. A chave do sucesso está no profissional consciente, capacitado e estimulado a trabalhar pelo propósito da companhia.

Dentre as técnicas utilizadas no mercado, destaca-se o "Conscious Business", um conjunto de ferramentas focadas nos valores e habilidades que permite aos indivíduos alcançarem resultados excepcionais em sua própria produtividade e conseqüentemente na de suas empresas.

O programa integra realização pessoal, relacionamentos de confiança e sucesso organizacional por meio de algumas premissas essenciais: responsabilidade, em que cada pessoa assume suas decisões e compromissos, sempre honrando seus valores pessoais; abordar a verdade com honestidade e respeito; ouvir os outros com humildade; e resolver desentendimentos englobando todos os pontos de preocupação. Todas estas premissas são pontos fundamentais para o desenvolvimento do ser humano e, por conseqüência, do profissional.

O Conscious Business também apresenta uma lista de atitudes inconscientes e conscientes de cada membro da equipe. Deixando isso claro, pode-se construir valor por meio de valores, sempre.

No trabalho, as opiniões devem ser apresentadas como pontos de vista, que convidem à exploração do pensamento e nunca como "fatos" ou definições fechadas. A imposição de respostas como "verdades absolutas" devem ser evitadas para se ter um comportamento mais aberto, transparente e receptível. Outro aspecto, a responsabilidade incondicional, reforça que o foco do indivíduo deve estar no que ele pode oferecer, e não no que ele poderia ter feito. A integridade como único caminho para o sucesso é valorizado na técnica, assim como as respostas emocionais apropriadas para cada situação, sem explosão ou contenção dos sentimentos.

Em outros comportamentos considerados "conscientes", indivíduos devem buscar o equilíbrio entre a argumentação e indagação. Do mesmo modo, uma negociação construtiva será aquela que possui foco e propósito compartilhados. Em uma coordenação impecável, os compromissos devem ser cumpridos e o individuo deve manter sua integridade incondicional, com preocupação e cuidado com o próximo.

O Conscious Business considera que o ser humano integral é formado pelo que faz, pelo que é e por seu comportamento em grupos. Assim, a prática incentiva a política de diálogo entre todos os indivíduos, obtendo sinergia de todas as partes envolvidas. Tais valores são iguais para funcionários e líderes. Com os princípios, todas as partes crescem e se tornam participantes mais ativas de um propósito maior: a empresa.

Timothy Altaffer - é presidente da Axialent no Brasil.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo