segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Copa abre 505 oportunidades de negócios em Fortaleza

Os dados fazem parte de estudo encomendado pelo Sebrae à Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Por Dilma Tavares, Agência Sebrae de Notícias

Fortaleza - CE
Fortaleza - A Copa do Mundo de 2014 vai gerar 505 oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas de Fortaleza, em oito setores econômicos: construção civil, tecnologia da informação, têxtil e vestuário, turismo, produção associada ao turismo, comércio varejista, agronegócios e serviços em geral.

Os dados fazem parte de estudo encomendado pelo Sebrae à Fundação Getúlio Vargas (FGV), apresentados na sexta-feira (12) para empresários, representantes de entidades de classe, governo e parlamentares, na sede do Sebrae no Ceará.

O mapeamento é uma das ações previstas no Programa Sebrae 2014, que receberá, até 2013, investimentos de R$ 80 milhões. Os recursos serão aplicados em programas de consultoria, inovação e acesso a mercados, como o Sebrae Mais, Sebraetec, Agentes Locais de Inovação (ALI) e Centrais de Negócios.

Além de Fortaleza, a pesquisa já foi apresentada no Rio de Janeiro, Brasília, Cuiabá, Natal, Recife, Belo Horizonte e Curitiba. Nas próximas semanas, o evento será realizado em Salvador, Porto Alegre, Manaus e São Paulo.

"Até 2013, o Sebrae vai investir R$ 80 milhões num exército de pessoas, como agentes locais de inovação e centrais de negócios, que estarão no Brasil inteiro, principalmente nas 12 cidades-sede, mobilizando as oportunidades para os micro e pequenos negócios", disse no evento o diretor de administração e finanças do Sebrae, José Claudio dos Santos.

Ele destacou a necessidade de os empresários do segmento estarem preparados para aproveitar essas oportunidades. O primeiro passo, disse, é entender quais os requisitos que as pequenas empresas precisam cumprir, tecnologias que o consumidor exige, tipos de certificações necessárias para acessar a cadeia de fornecedores das grandes envolvidas com a Copa.

"O Sebrae vai ajudar as empresas a cumprir esses requisitos", disse, explicando que o trabalho envolve não só apoio na concretização de negócios mas, também, na melhoria da competitividade desses negócios.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, João Porto Guimarães, destacou a importância do mapeamento para as micro e pequenas empresas do estado. "É um direcionamento essencial, principalmente para aqueles que têm poucos recursos e por isso não podem errar na hora de investir", disse.

O secretário de turismo do Ceará, Bismarck Maia, também destacou a importância dessa ação, que, explicou, somam-se às ações desenvolvidas no estado para sediar a Copa. Maia disse que o estado está construindo dois novos aeroportos, duplicação de estradas e construção de um centro de eventos, além de outras ações que ampliam as exigidas para uma cidade sediar a competição mundial de futebol.

"As oportunidades são muito grandes e não há dúvidas de que poderemos ter frutos bem melhores se não nos preocuparmos só com as exigências", disse, afirmando que as ações locais vão além disso.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo