terça-feira, 16 de agosto de 2011

Empresas devem investir em mobilidade?

Com os setores automatizados, é possível que o funcionário que realiza o atendimento, por exemplo, tenha em mãos todas as informações de que necessita para resolver as questões.

Por João Moretti, www.administradores.com.br

As grandes empresas estão percebendo que vale a pena investir em soluções de mobilidade para otimizar e automatizar diversos setores, como atendimento ou vendas, e estão investindo nestas tecnologia. As principais vantagens destas soluções são a agilidade e a rapidez da informação, que resultam num melhor relacionamento com clientes e parceiros.

Com os setores automatizados, é possível que o funcionário que realiza o atendimento, por exemplo, tenha em mãos todas as informações de que necessita para resolver as questões. Uma das formas mais utilizadas de automatização é adquirir plataformas que possibilitem a troca de informações entre o banco de dados e dispositivos móveis. Sendo assim, tudo o que for realizado pode ser atualizado em tempo real nos sistemas legados das empresas de pequeno, médio e grande portes. Não podemos esquecer que a informação, muitas vezes, tem prazo de validade e é perecível como o alimento.

Já existem no mercado soluções que oferecem esta troca de informações, a localização, prioridade e disponibilidade dos atendentes, além do completo gerenciamento dos dispositivos e o acompanhamento do status para atendimento dos serviços. Tudo isso de maneira simples, rápida e segura.

O que vem acontecendo é que as empresas estão usando um aplicativo que localiza atendentes juntamente com outro que disponibiliza a troca de informações entre a central e os dispositivos móveis. Esta junção tem sido utilizada por grandes companhias, principalmente, no setor de atendimento, e o resultado é bastante positivo.

Funciona da seguinte forma: um aplicativo disponibiliza informações em tempo real interna ou externamente. Assim é possível fazer o gerenciamento dos clientes que deverão ser visitados. Os técnicos recebem todas as informações inerentes ao chamado e podem dar o retorno do atendimento.

Além disso, este mesmo aplicativo fornece a localização geográfica dos técnicos e das ordens de serviço. Com esta informação pode-se saber o tempo de deslocamento do técnico até o local do atendimento, o trajeto percorrido no dia e a rota das ordens de serviço mais próximas do técnico. O que garante economia de tempo e otimização.

Outro aplicativo pode integrar sistemas móveis a sistemas de retaguarda centralizados ou distribuídos. Deste modo, todos os dados corporativos dos smartphones ou tablets podem ser centralizados em uma base de dados, o que possibilita que plataformas diversas em dispositivos móveis troquem informações com o Banco de Dados.

Portanto, é possível a troca de informações por meio de qualquer plataforma móvel, garantindo maior agilidade e flexibilidade. Neste caso, a comunicação pode ser feita por redes de celulares, cabos de conexão, Bluetooth ou Wi-Fi.

Com todas estas facilidades, a automatização dos processos de envio, solicitação, atualização, acompanhamento e gerenciamento de ordens de serviços e do trabalho realizado em campo, são seguras. Além disso, o atendimento se torna mais completo, pois em comunicação direta com os sistemas da empresa o atendente pode realizar tudo o que for necessário, sem precisar ir várias vezes ao mesmo local.

Esta nova possibilidade é interessante para a área de atendimento, mas diversas outras aplicações podem ser desenvolvidas visando outros setores. Cabe a cada organização buscar empresas confiáveis e que ofereçam a solução que se encaixe melhor em seu perfil. Depois é só aguardar os resultados, que certamente serão positivos.

João Moretti, diretor geral da MobilePeople – empresa especializada em soluções móveis corporativas

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