segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Europa quer acabar com prática especulativa

Nas últimas semanas, ações de bancos europeus sofreram oscilações drásticas por conta de rumores sobre a exposição das instituições financeiras à crise da dívida soberana ou do Euro.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Investidores que propagam notícias falsas ou enganosas para manipular os preços das ações no mercado estão com os dias contados na Europa. A França, Itália, Espanha e Bélgica anunciaram que a prática da especulação está proibida nos países.

A Autoridade Europeia de Ativos e Mercados (Esma), entidade regulatória do mercado de ações europeu, quer combater a especulação dos investidores.

Nas últimas semanas, açẽos de bancos europeus sofreram oscilações drásticas por conta de rumores sobre a exposição das instituições financeiras à crise da dívida soberana ou do Euro.

Venda a descoberto
Esse tipo de prática, chamada de venda a descoberto, consiste em render lucros aos investidores que apostam na queda do preço de uma determianda ação. Essa prática contribui para a instabilidade dos mercados, o que não é tão interessante em momentos de crise.

Cobras
Na manhã de sexta-feira (12), o ministro das Finanças da França, François Baroin, declarou que o país tem fundamentos sólidos contra a crise e um dos sistemas bancários mais resistentes do mundo. Ele comparou os rumores falsos de especuladores a cobras, em entrevista à rádio local RTL.

"O rumor é com uma cobra em um ninho de samambaia. Ela chacoalha, ela morde. Você escuta o barulho e sente a dor na perna – a cobra já foi embora, mas o veneno fica", declarou.

Com informações da BBC Brasil.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo