terça-feira, 16 de agosto de 2011

Web conservadora: serviços mais utilizados são e-mails e buscas

92% dos entrevistados disseram realizar atividades de envio e leitura de mensagens via correio eletrônico e buscas frequentemente, 60% desses diariamente.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Apesar de todo o alarde gerado em torno das mídias sociais, os serviços mais utilizados pelos usuários da internet nos Estados Unidos são as plataformas de e-mails e os mecanismos de busca, que datam dos primeiros anos da World Wide Web.

A análise foi feita pelo centro de pesquisas Pew Research Center entre os meses de abril e maio, junto a 2,3 mil usuários com idades acima de 18 anos. 92% dos entrevistados disseram realizar atividades de envio e leitura de mensagens via correio eletrônico e buscas frequentemente, 60% desses diariamente.

Os jovens entre 18 e 29 anos com formação superior e renda familiar acima dos US$ 75 mil são os que mais utilizam e-mails e sites de busca. Na primeira edição da pesquisa, em 2002, 52% dos usuários acessavam ferramentas de buscas na web, e hoje são 72%. "Em janeiro de 2002, 55% de todos os americanos disseram usar e-mail e esse número aumentou para 70% na pesquisa atual", relataram os pesquisadores.

As mídias sociais, no entanto, não são uma força a ser desconsiderada: em 2005, 11% dos usuários que participaram da pesquisa utilizavam serviços como o Orkut e Facebook. Hoje, são 65%, quase seis vezes a mais.

"E-mails e ferramentas de buscas compõem o cerne das atividades de comunicação e busca por informação on-line, respectivamente. E eles permanecem há quase uma década, ainda que as novas plataformas, banda larga e a internet via celular continuem a mudar a forma como os americanos usam a internet", informa o relatório da pesquisa.

Já a prática do e-commerce poderia ser mais presente entre os usuários norte-americanos, não fosse a crise econômica que se abateu sobre o país em 2008. atualmente, 71% dos entrevistados têm o hábito de realizar compras pela internet.

Com informações do G1.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo