segunda-feira, 13 de junho de 2011

Jogos de passatempo para desenvolver seu raciocínio lógico

Você também pode treinar sua mente para pensar de forma inteligente


Fonte: http://www.google.com.br/imghp

O pensamento inteligente ou, para ser mais exato, o raciocínio dedutivo, era o recurso mental que o detetive fictício Sherlock Holmes alegava usar para solucionar crimes. A imagem que Arthur Conan Doyle faz de Holmes é a de um racionalista calmo e implacável, que a tudo observa para detectar e interpretar as pistas mais importantes. Esse tipo de pensamento sistemático – a habilidade de manter em foco um objetivo enquanto trabalha com metas menores que conduzem ao todo – é um dos atributos especiais da mente humana. Uma habilidade essencial para desvendar passatempos lógicos é saber “pensar fora da caixa”, porque, mesmo com todas as pistas à mão, a resposta pode não ser a mais óbvia.

Assim como passatempos numéricos, os passatempos lógicos utilizam o lado esquerdo do cérebro. O pensamento inteligente geralmente exige observar “pedaços” de informações e reuni-los da mesma maneira que você montaria um quebra-cabeça ou as partes de um móvel modular. Pode ser preciso também ficar alerta aos detalhes visuais, além de recuperar e categorizar diferentes tipos de informações factuais, sejam elas apresentadas como números ou palavras, formas ou cores, ou uma mistura de tudo isso.

Outros processos mentais lógicos necessários são a decodificação de informações (por exemplo, descobrir como os códigos foram elaborados), detectar e utilizar seqüências, formando em sua mente uma idéia do conceito por trás de um passatempo. Freqüentemente você precisará testar idéias ou hipóteses diferentes sobre como as informações fornecidas em um passatempo se relacionam entre si, mas este processo de tentativa e erro é uma parte importante do raciocínio lógico.

Desenvolver sua habilidade de pensar e raciocinar de forma inteligente e usar os diferentes aspectos da lógica são a chave para se ter sucesso na vida cotidiana, porque permitem resolver problemas práticos. Além disso, podem ajudar você a se beneficiar da capacidade de antecipar possíveis barreiras ao seu progresso.

Desafios de Raciocínio Lógico
A palavra “lógica” vem do grego logos, que significa “palavra, fala ou razão”. Alguns de nós chegamos a conclusões pelo caminho do detetive, observando as evidências e informações disponíveis e avaliando as opções. Outros são mais instintivos. Os dois tipos de raciocínio podem se exercitar com desafios e melhorar sua capacidade de análise e raciocínio.

Veja exemplos de passatempos que desenvolvem o raciocínio lógico e tente descobrir as respostas:

Desafio 1. Enigma
Minhas segunda e terceira
nos dão o que respirar.
Minhas segunda, quarta e quinta,
o que no basquete acertar.

Sem minhas terceira e quarta,
sou uma inverdade inculta.
Sem minha quarta meu preço é alto
e até gera culpa.

Sem minhas quarta e quinta,
sou ainda eu mesmo, em inglês.
Inteiro transporto cinco, mas
guio só um por vez.

Desafio 2. Palavras em fúria
Pense em palavras que terminem em -ria. Avaria e lataria são duas delas. Há apenas três palavras compondo a nossa língua. Qual é a terceira? Você a usa todo dia. Se você leu o enigma com cuidado, vai encontrar a resposta facilmente.

Desafio 3. Centenários
Este mês, três moradores do lar de idosos Hawthorn Meadow em Storbury receberão homenagens da Rainha por terem atingido a idade avançada de 100 anos. A partir das pistas abaixo, você é capaz de descobrir o nome completo de cada centenário, a vila próxima onde viviam antes de virem para Hawthorn Meadow, e a data em que se mudaram para o lar de idosos?

Pista:
1. O morador chamado Senior se mudou para Hawthorn Meadow em um ano posterior ao da pessoa que morava em Mulbury.
2. Henry é um ex-trabalhador rural que morou a vida inteira em Wishingwell até se mudar para Hawthorn Meadow.
3. Durante a maior parte de sua vida profissional, Margaret Grey dirigiu um posto de correio em uma vila.
Foi em 1995 que a pessoa de sobrenome Elder, que não é Daisy, se mudou para o lar de idosos.

Respostas dos desafios
Confira se você tem talento para ser um detetive particular como Sherlock Holmes ou se precisará treinar mais.

Resposta desafio 1 - Enigma
Carro
ar; aro; caô; caro; car

Resposta desafio 2 - Palavras em fúria
"Língua". Esta é a terceira palavra que compõe "a nossa língua".

Resposta desafio 3 - Centenários
Elder se mudou em 1995 (pista 4), então, de acordo com a pista 1, Senior chegou em 1990 e Grey em 1985. Grey é Margaret (pista 3), então Elder, que não é Daisy (pista 4), é Henry e o sobrenome de Daisy é Senior. Segundo a pista 1, Margaret Grey veio de Mulbury e, pela pista 2, Herny Elder morava em Wishingwell. Por eliminação, o lar anterior de Daisy Senior era em Plighwood. Daisy Senior, Plighwood, 1990. Herny Elder, Wishingwell, 1995. Margaret Grey, Mulbury, 1985.

Extraído do livro: Exercite Sua Mente

Veja também: Curso de Raciocínio Lógico  http://profmilton.blogspot.com/2011/03/raciocinio-logico.html

Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo