sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Banco Central Europeu adverte sobre desaceleração do crescimento econômico

A expectativa é que, no segundo trimestre, o crescimento da economia seja moderado.

Telam

The European Central Bank (ECB) Frankfurt, Germany
Brasília - O Banco Central Europeu (BCE) advertiu ontem (11) sobre uma desaceleração no ritmo de crescimento econômico na chamada zona do euro, nos últimos meses, em decorrência do contexto de "elevada incerteza", segundo comunicado. A instituição destacou que, para a política monetária, é essencial que a evolução recente dos preços não dê lugar a pressões inflacionárias generalizadas.

A expectativa é que, no segundo trimestre, o crescimento da economia seja moderado, embora "o clima de incerteza seja particularmente elevado", segundo o documento divulgado pela instituição.

A entidade recomendou ainda que a orientação do Conselho do Banco Central Europeu de manter a inflação na zona do euro em nível inferior a 2%, em média, em longo prazo, é o ideal. Sob o comando do francês Jean-Claude Trichet, a direção do banco informou que as operações financeiras continuarão em curso e que procedimentos serão adotados "quando necessário" devido a "novas tensões em alguns mercados financeiros."

A instituição observou que a provisão de liquidez e as formas de concessão de financiamento para as operações serão ajustadas levando em consideração que "todas as medidas não convencionais tomadas durante as tensões agudas nos mercados financeiros são de natureza temporária."

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo