terça-feira, 16 de agosto de 2011

Facebook e Twitter são as redes sociais mais visadas por cibercriminosos


Estudo da empresa de segurança digital Symantec revelou que a empresa fundada por Mark Zuckerberg foi citada em 40% do total de spams.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Uma das maiores mídias sociais do mundo, o Facebook enfrenta uma fraqueza natural para uma rede de 800 milhões de usuários: é um dos meios mais usados por criminosos para disseminar ameaças virtuais através de phishing ou spams. E o Twitter não fica muito para trás.

Um estudo da empresa de segurança digital Symantec revelou que a empresa fundada por Mark Zuckerberg foi citada em 40% do total de spams, enquanto o Twitter aparece com 37% e o Youtube com 23%.

Foi observado também que os cibercriminosos focam em apenas uma rede social por vez ao realizar os ataques. Durante a pesquisa, Facebook, Twitter e Youtube praticamente se 'revezavam' na ação dos spammers: enquanto uma apresentava picos, as demais eram praticamente esquecidas.

A prática conhecida como phishing induz o usuário a visitar uma página mal intencionada, que pode copiar dados estratégicos ou implantar um malware no computador. Mesmo usando sistemas operacionais seguros ou bons antivírus, as boas práticas de navegação na internet devem ser observadas pelos usuários, evitando clicar em links muito chamativos ou abrir e-mails suspeitos.

Com informações do IDG Now!

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo