A premiação busca incentivar a melhoria da gestão e reconhecer boas práticas adotadas por micro e pequenas empresas brasileiras.
FNQ
O prazo para empresários brasileiros se inscreverem ao MPE Brasil 2011 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas foi prorrogado até 31 de agosto. Realizada pelo SEBRAE, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a iniciativa busca reconhecer gestores e instituições que investem em conceitos e práticas de gestão, visando ao aumento da qualidade, produtividade e competitividade das MPEs. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.premiompe.sebrae.com.br ou nos pontos de atendimento do SEBRAE em todo o país.
Além da participação em seminários de excelência realizados em seu Estado, os inscritos no MPE Brasil recebem um relatório personalizado com pontos fortes e a indicação de oportunidades de melhoria na gestão. Com isso, as organizações têm a oportunidade de potencializar seu negócio, ao aumentar a competitividade e melhorar seus produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento econômico da sua comunidade.
Com mais de 99 mil empresas inscritas na edição de 2010, a expectativa é reunir um número ainda maior de interessados em melhorar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos. O MPE Brasil é voltado para negócios de diferentes setores e de todos os Estados que tenham receita bruta anual de até R$ 2.400.000 (dois milhões e quatrocentos mil reais) e pelo menos um ano fiscal.
Neste ciclo, o prêmio inova com a criação da categoria "Destaque de Inovação". As empresas ganham mais uma chance de concorrer à premiação, além das categorias já conhecidas e que premiam boas práticas de gestão em áreas como indústria, comércio, serviços, turismo, TI, saúde, educação, agronegócio e destaque de responsabilidade social. As candidatas são avaliadas pela qualidade da gestão e pela capacidade empreendedora do empresário.
A partir do preenchimento do questionário de autoavaliação, com base no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) disseminado pela FNQ, as empresas inscritas concorrem em duas etapas. Em âmbito estadual, as instituições respondem ao questionário de autoavaliação, recebem a visita de avaliadores capacitados e são submetidas à Banca Técnica e à Banca de Juízes. As selecionadas concorrem também na etapa nacional, com empresas de todo o Brasil.
Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo