quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Maior ônibus do mundo é fabricado no RS

Caxias produz o maior ônibus do mundo, com 28 metros de comprimento e capacidade para 300 passageiros.

Por Gilberto Simon


Um ônibus considerado o maior do mundo, produzido em Caxias, foi a sensação nas comemorações dos 318 anos de Curitiba no domingo, 7.

O Mega BRT Biarticulado da Neobus, batizado de Ligeirão Azul, foi embalado e aberto pelo prefeito Luciano Ducci como presente à população, durante cerimônia no Parque Barigui.

O veículo impressiona pelas dimensões: tem 28 metros de comprimento, 2,6 metros de largura, 2,20 metros de altura interna e fará as ligações mais longas de Curitiba, como do Boqueirão ao Centro, com apenas quatro paradas. Tem capacidade para transportar até 300 passageiros e opera com biocombustível A Neobus informa que, após exaustivas pesquisas, confirmou que o biarticulado é o maior ônibus do mundo e começa a chegar no mercado agora.


O contrato da Neobus com a prefeitura de Curitiba envolve 384 ônibus para o transporte urbano, a serem entregues até julho. Além do biarticulado, o lote contempla os modelos articulado e ligeirinho.

Isso mostra que a capital do Paraná está sintonizada com as demandas de transportes com vistas às Olimpíadas e à Copa do Mundo.

É referência ao Brasil e ao mundo, com um modelo moderno para ser copiado por outros municípios.

Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo