segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Onde a Microsoft lucra mais: Com o Android ou o Windows Phone?

Distribuindo processos contra fabricantes que usam o SO da Google, seu desenvolvedor, Microsoft está faturando devido a patentes.

IDG
Por Jon Brodkin - Network World/US
Um dos setores mais rentáveis da Microsoft é o de dispositivos móveis. Mas não pense que o Windows Phone 7 está decolando – a fonte do dinheiro é outra e atende pelo nome de Android.

Sim, o sistema da Google baseado no Linux é um dos alvos preferidos da gigante em se tratando de ações judiciais. Nos últimos anos, o número de processos por quebra de patentes aumentou consideravelmente pelo lado da companhia de Redmond, mas, em vez de priorizar sua luta contra a própria desenvolvedora do software, ela prefere denunciar as fabricantes que o utilizam.

A última vítima foi a Wistron Corp., braço da Acer. Ela concordou em repassar parte do que ganhar com cada aparelho da plataforma vendido. Segundo comunicado da Microsoft, o contrato assinado assegura “ampla cobertura em termos de patentes sobre os tablets, smartphones, e-readers e quaisquer outros dispositivos que rodem plataformas Android ou Chrome”.

Você não encontrará os produtos da Wistron nas lojas, já que ela apenas fabrica componentes para outras marcas. O fato de o processo incluir não só o Android, mas também o Chrome, demonstra que a Microsoft está atacando a Google em múltiplas frentes. O SO construído a partir do navegador chegou recentemente ao mercado via empresas como Acer e Samsung.

“Estamos satisfeitos por a Wisdron ter decidido tomar vantagem desse nosso programa de licenciamento, elaborado para ajudar companhias que enfrentam problemas relacionados ao Android”, disse o conselheiro geral da Microsoft, Horacio Gutierrez.

A gigante já obteve mais de 700 acordos desde que criou seu plano de licenciamento em 2003, que, obviamente, não tinha o Android como principal alvo. No entanto, desde que a plataforma da Google passou a ser visada, já são cinco as empresas que preferiram não levar a ação às últimas conseqüências – só na última semana, Velocity Micro, General Dynamics e Onkyo Corp. se renderam.

A maior vitória, porém, ocorreu ano passado com a HTC. Desde então, a fabricante – cuja linha de celulares Android vende muito bem nos principais mercados – paga 5 dólares por cada dispositivo com o SO vendido. Por conta disso, analistas chegaram a dizer que a Microsoft ganha mais com o sistema da Google do que com o seu próprio.

Ela, entretanto, está longe de se acalmar, afinal, há dezenas de companhias que utilizam o Android em seus produtos. Uma delas, a Motorola, resolveu combater a Microsoft em juízo, mas segundo o especialista em patentes Florian Mueller, as perspectivas não são boas para a fabricante.

Como destaca Mueller, a Barnes & Noble – rede de livrarias desenvolvedora do tablet Nook – também enfrenta processo semelhante, enquanto que LG e Samsung já chegaram a um consenso com a companhia de Redmond, embora os detalhes não sejam conhecidos.

A difícil relação da Microsoft com produtos baseados em Linux remonta a anos atrás. Em 2003, por exemplo, o CEO Steve Ballmer, chamou a plataforma aberta de câncer e, em 2007, afirmou que ela violava 235 patentes da empresa.

Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo